A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Foram iniciadas na semana passada [com recursos do governo do estado através da Susipe - Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará] as obras de reforma da Delegacia de Polícia de Santa Luzia também usada como carceragem para presos sob custódia da Justiça ou aguardando julgamento. A última reforma do prédio - que encontrava-se em situação precária e desumana para os apenados, diga-se de passagem - aconteceu há mais de 20 anos, ainda no governo do saudoso Juracy Araújo. Em 2010, quando exercia mandato de deputado estadual, o atual prefeito, Adamor Aires, destinou recursos oriundos de emenda parlamentar na ordem de R$ 500 mil para reformar o referido prédio, que foram solenemente recusados pelo prefeito da época, Louro do PT, por mero despeito político.



As obras de construção da Escola Rural da comunidade quilombola do Jacarequara, um dos motes de campanha do prefeito Adamor Aires, também iniciaram e encontram-se em ritmo avançado, com inauguração prevista para o início de 2014, antes do começo do ano letivo. Nas imagens abaixo, o canteiro de obras e a maquete virtual do prédio:



O Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre] está realizando serviços de recuperação da rodovia BR-308 que liga Capanema a Bragança, conhecida também pelo título nada pomposo de "A Rodovia da Morte", incluindo a abertura de acostamentos ao longo da estrada que, por falta desse recurso de escape aos motoristas tem sido palco de inúmeros acidentes violentos com vítimas fatais.

Os representantes do grupo B do Campeonato Luziense de Futebol de Campo - formado pelos times da Zona Urbana - para a próxima fase, foram definidos em jogos disputados durante o final de semana, no Estádio Municipal. Os classificados foram o velho Botafogo [1º colocado] e o seu arqui-inimigo, Expressinho, em segundo lugar.

Com a baixa das águas do rio Caeté - o balneário mais badalado das plagas luzienses - por conta do rigoroso "Verão Amazônico" que castiga a região nordeste do estado durante essa época do ano, a família que habita há várias gerações as suas margens e explora os serviços de bar, deu uma repaginada no local aproveitando a faixa de areia que surgiu por causa do baixo volume d'água, colocando ali mesas protegidas por guardas-sol para a clientela. E mais, o cardápio também foi incrementado: agora além do churrasco e da galinha caipira também são oferecidos camarão no alho e óleo, tira-gosto de queijo e caranguejo toc-toc. Já era tempo...

A Paróquia de Santa Luzia já deu a largada para a "Festividade de Santa Luzia", a maior festa religiosa da City. As imagens peregrinas estão visitando as residências de famílias católicas todas as noites durante a reza do terço pelos fiéis e a programação está sendo montada pela equipe litúrgica, sob o comando do sempre antenado Pe. Elias.



Parece que os professores da Rede Estadual de Santa Luzia estavam adivinhando: em assembleia, no início da semana passada, resolveram suspender a adesão à greve estadual - da qual participavam cruzando os braços durante um dia de cada semana - quando esta já durava quase 50 dias. Irredutível desde o início, de repente na quinta-feira [14] a coordenação do Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará] resolveu aceitar as condições do governo e por fim à paralisação depois de 53 dias.

Ainda não tem nada definido, mas tudo indica que o cantor sertanejo Thiago Costa será a grande atração da festa de aniversário de emancipação política de Santa Luzia no próximo dia 13 de dezembro.

A propósito, durante a festa de aniversário da cidade - dia 13 de dezembro - deverá acontecer também o lançamento da revista de prestação de contas de 1 ano de trabalho do "Governo da Terra Querida". Muito trabalho, diga-se de passagem, apesar das dificuldades impostas pela deficiência orçamentária devido a queda ascendente dos recursos transferidos pelo governo federal e, principalmente, por conta dos mais de sete anos de desmandos do finado governo petista que saqueou o já combalido cofre do município sem dó nem piedade.

Tinha luziense pé quente, diga-se de passagem, no estádio Sun Life, em Miami [Estados Unidos], assistindo o jogo no qual o Brasil atropelou a seleção de Honduras por 5 a 0 no último sábado: trata-se da advogada - filha do ex-prefeito Nato Costa e da atual secretária de Assistência Social, Maria Raimunda - Nágila de Oliveira, que reside na terra de Obama há alguns anos com o marido, o também brasileiro, Olavo Oliveira.



Dia 30 de novembro [sábado] acontecerá a nona edição do "Festival do Açaí" da comunidade do Broca, uma das festas mais tradicionais do município, com uma vasta programação cultural que inclui degustação de pratos feitos à base do fruto e torneio de futebol durante o dia e festa à noite ao som da aparelhagem "Novo Tremendão Gilsom". Imperdível...


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.