A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Missão
A disputa eleitoral em Santa Luzia do Pará, visando as eleições de novembro, está ficando cada vez mais emocionante e toda semana ganha um capítulo novo. Um dos protagonistas dessa novela, o prefeito Edno Alves, é o ás da indefinição e o principal responsável pelas voltas que o cenário político dá em terras luzienses. Por diversas vezes o atual ocupante do principal gabinete do Palácio Municipal, se colocou no ringue eleitoral e depois saiu pela tangente alegando indisposição para encarar a "carnicenta" disputa política que permeia as bandas de cá desse pedacinho de Brasil. Mas agora é pra valer, o alcaide foi convocado pelo governador Helder Barbalho, comandante-em-chefe do MDB paraense, que deu-lhe a missão de disputar a reeleição afim de manter a legenda no comando do município.

Olho no olho
Edno estava decidido a abandonar a vida pública para tocar seus negócios a partir de janeiro, mas desde o final de julho, quando integrou a comitiva do governador em uma inauguração no município vizinho de Cachoeira do Piriá, que os ventos começaram a mudar de direção. De acordo com fontes deste blog, Helder teve um tête-à-tête com o prefeito e quis saber o motivo da desistência pela reeleição. Edno fez ponderações, mas não convenceu o governador que incumbiu-lhe de disputar mais um mandato garantindo-lhe apoio irrestrito, e o martelo foi batido na última quinta-feira [06] por ocasião da inauguração da reforma da escola Florentina Damasceno, quando o governador e todo seu staff estiveram em Santa Luzia.

Agora é oficial
Após a conversa com a garantia de apoio do governo do estado, Edno animou-se e colocou o bonde na rua dando início às conversas com correligionários e na noite de segunda-feira [10] em um evento que contou com a presença de amigos e apoiadores confirmou oficialmente sua pré-candidatura à reeleição. Pronto, a largada foi dada e agora Edno tem que dedicar a maior parte do tempo a reorganizar seu grupo político, perfilar as bases e partir para o ataque em busca do tempo perdido. Condições favoráveis para o êxito não lhe faltam, já que está com a prefeitura na mão, conta com o apoio da esmagadora maioria na Câmara Municipal e tem a máquina do estado, azeitada, trabalhando a seu favor.

Indefinição
Diante deste novo cenário que se desenhou na última semana é pertinente perguntar: "e agora, como ficará a candidatura da vice-prefeita Lúcia Machado que tinha recebido o apoio do prefeito e oficializado coligação com o MDB tendo a vereadora Socorro Saldanha como vice? E o PL que fazia parte do consórcio PT-MDB, de que lado vai ficar?". Lúcia já está com o bloco na rua a todo vapor, mas agora o cenário mudou e os cálculos políticos têm que ser refeitos, novas estratégias precisam ser definidas e decisões importantes devem ser tomadas já que nesse momento nem vice ela tem mais.

De camarote
À parte, em situação bem diferente estão os pré-candidatos Adamor Aires e Leandro Lima: ambos com os respectivos vices já definidos e com os dois pés na campanha em busca de apoios para viabilizar suas pretensões eleitorais. O ex-prefeito Adamor tem como companheiro de chapa o atual presidente da câmara, vereador Mário Henrique [Bode], e o contador Leandro Lima, debutante em disputas eleitorais, desde o ano passado está fechado com o empresário Léo Pereira como seu vice.

Favas contadas
Em Cachoeira do Piriá, o prefeito Leonardo Vale fez uma jogada de mestre e caminha tranquilo para mais quatro anos no comando do "El Dorado da Pará Maranhão" ao escolher sua antecessora, a ex-prefeita Beth Bessa, como vice. Paralelo ao excelente desempenho à frente da prefeitura com muto trabalho prestado ao povo cachoeirense, que lhe garante aprovação recorde junto ao eleitorado, Leonardo soma o prestígio e o capital político da ex-prefeita inviabilizando as pretensões de qualquer opositor que ouse lhe desafiar nas urnas.

Renovação
A disputa por uma das estofadas cadeiras da Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará também promete ser bem interessante. Dos atuais ocupantes do parlamento, segundo todas as bolsas de apostas da City, apenas três despontam como francos favoritos à renovação do mandato. Sendo assim, olhando por esse prisma, das 11 vagas, oito estão em aberto e com grandes chances de serem ocupadas por "caras novas" da política já que muitos dos postulantes ao cargo de vereador apresentam boa densidade eleitoral no município e podem surpreender tirando muitos veteranos do páreo.

Tocando em frente
Embora setores da oposição neguem e insistem em pregar o contrário, o prefeito Edno Alves transformou a cidade num canteiro de obras à céu aberto com obras e serviços sendo tocados nos quatro cantos do município. Na comunidade do Caeté além da construção da praça, cujas obras encontram-se na reta final, inclusive com todos os equipamentos já comprados e prontinhos para serem instalados, a vila está recebendo asfaltamento e meio-fio na rua principal às margens da BR-316. Nas comunidade do Broca e do Km 18 [bairro da Piçarreira] estão sendo implantados micros-sistemas de abastecimento de água potável, enquanto que o Pitoró, está sendo contemplado pelo programa Asfalto Por Todo o Pará, uma parceria com o governo do estado.

Contas
Nesta quita-feira, 13, mais uma partida do xadrez político de Santa Luzia do Pará deve ser jogada e segundo alguns expectadores, o resultado pode mudar as regras do jogo e a disposição das pedras sobre o tabuleiro. O fato é o seguinte: uma comissão de vereadores da base aliada do governo Edno Alves protocolou na terça-feira, 11, na secretaria da câmara, ofício pedindo a realização de uma sessão extraordinária para análise e apreciação da prestação de contas do ex-prefeito Adamor Aires referentes aos exercícios de 2015 e 2016 e a previsão de votação do Decreto Legislativo de julgamento destas contas é para amanhã. À conferir...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.