A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Governo do Estado entrega novas instalações da Escola Florentina Damasceno, em Santa Luzia do Pará

O Governo do Estado entregou, nesta quinta-feira [6], a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Florentina Damasceno, no município de Santa Luzia do Pará, região nordeste do Estado. O local foi totalmente reconstruído e ampliado para melhor atender alunos e servidores. A obra que iniciou em 2017, foi entregue pelo governador Helder Barbalho.
Esta escola é um sonho da população de Santa Luzia do Pará, é um compromisso do Estado e eu fico profundamente feliz de estar entregando a 35° escola. Essa reconstrução é um equipamento adequado para que possamos aqui fazer um encontro com o conhecimento e garantir o futuro das crianças e jovens de Santa Luzia, garantindo que a educação do Pará seja de qualidade. O Governo do Estado deseja fazer com que cada vez mais conquistas possam chegar ao município, para que Santa Luzia possa crescer e se desenvolver”, destacou o chefe do executivo em discurso.
A região nordeste é uma das mais populosas do estado e temos buscado trabalhar por todo Pará, e aqui na Pará-Maranhão não é diferente, temos feito dessas entregas uma rotina positiva, entregando novas escolas, entregando equipamentos públicos para que o Pará possa crescer fazendo com que o governo seja capaz de governar para todos”, acrescentou Helder Barbalho.

O prédio inteiro passou por obras, a partir de agora a unidade de 235 m² de área construída conta com 21 espaços destinados à todos que frequentam a escola, além de 12 salas de aula. Entre os locais que foram reconstruídos, estão a quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática e sala de leitura, que vão possibilitar o desenvolvimento de novas atividades educacionais aos mais de 900 alunos do Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

Inaugurada em 1971, a Escola Professora Florentina Damasceno enfrentava diversos problemas estruturais. A partir de hoje, o prédio passa a oferecer mais condições de trabalho e principalmente de ensino, foi feita a recuperação física dos espaços pedagógicos, e também a aquisição de novos computadores para o laboratório de informática, influenciando diretamente no melhor aprendizado e desempenho da comunidade escolar.

A gente está muito feliz por ter recebido a nossa escola reconstruída, o prédio estava precisando, ele estava bem deteriorado, tanto a parte de estrutura física quanto a pedagógica, que estavam faltando algumas coisas para acrescentar na qualidade do ensino aos alunos. Agora nossa escola toda passou por obras, não tem comparação. Hoje temos um prédio muito bom estruturalmente, para poder oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos. Com certeza esse novo espaço chega para acrescentar no aprendizado e desempenho dos alunos e professores”, pontuou a diretora da escola Professora Florentina Damasceno, Adelaine Nascimento.

Acompanhando do governador, estiveram presentes na cerimônia de entrega da escola o vice-governador, Lúcio Vale, a secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, o prefeito de Cachoeira do Piriá, Leonardo Vale, o deputado federal, Cristiano Vale, e os deputados estaduais, Wanderlan Quaresma e Carlos Bordallo, além do prefeito Edno Alves, da vice-prefeita Lúcia Machado e da primeira-dama e secretária de educação, Fabiana Lacerda.

A secretária de Estado de Educação Elieth Braga ressaltou que a atual gestão acredita no poder transformador da educação. “Hoje celebramos o Dia do Profissional da Educação e é gratificante poder entregar uma escola como essa, totalmente reconstruída e ampliada. Esse ato demonstra o quanto que o governo se preocupa com a educação, que sem dúvida é prioridade nessa gestão, estamos entregando todas as semanas escolas de qualidade para os nossos alunos. É muito bom quando a gente pode entregar uma obra com esse porte, uma obra que faz a diferença na qualidade do ensino. Espero que os alunos recebam e cuidem dessa escola com muito carinho, pois a escola transforma vidas. Que ela possa ser um ambiente de convivência para comunidade, exercendo todos os papéis dentro e fora do ambiente escolar”, disse a secretária.

Com a ampliação, a escola passa ter novas instalações, como um reservatório elevado, depósito de lixo, abrigo de gás, sala da diretoria, sala da secretária, arquivo, sala dos professores, depósito, copa e sala da coordenação pedagógica. Os alunos, professores e demais servidores recebem a escola com novos banheiros feminino e masculino, que são adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção, além de cozinha, área de triagem e área de lavagem.

Maria Natália Guimarães, aluna do 3° ano do ensino médio, faz parte da orquestra que se apresentou durante a entrega da Escola Professora Florentina Damasceno, a estudante enfatizou a importância de uma boa estrutura para uma educação de qualidade. “Eu estou maravilhada com a minha nova escola. Eu comecei a estudar aqui há 3 amos, no primeiro ano do Ensino Médio, e o espaço que tínhamos não era apropriado, não existia uma estrutura agradável aos alunos para ter uma boa educação, isso influenciava negativamente no nosso aprendizado. Agora entrar na escola tem um novo significado para mim, foi um momento muito aguardado por nós, alunos. Tivemos que sair daqui para que as obras pudessem ser feitas, chegar hoje e encontrar uma escola renovada, é muito emocionante. As salas ficaram agradáveis, agora sim teremos um ensino de qualidade, com uma estrutura sem igual”, contou a aluna.

O prefeito do município Edno Alves destacou a importância da escola para cidade. “Essa escola é de grande importância para nossa cidade, temos mestres e doutores que estudaram na Professora Florentina Damasceno, foram anos esperando pela entrega dessa obra e eu tenho certeza que a comunidade está muito satisfeita com mais esse investimento do governo estadual. Temos uma gratidão muito grande por essa história que o atual governo está construindo em nosso município. Muito obrigado governador Helder pela linda escola que estamos recebendo hoje”, disse o prefeito.

O deputado federal, Cristiano Vale, destacou que esse é um momento muito importante para o município. “Satisfação e honra participar de um momento tão importante para Santa Luzia e para toda região da Pará-Maranhão. Agradeço ao governador por tudo que ele tem feito ao nosso estado, ele está honrando com a população do Pará tudo que prometeu. Essa é a segunda vez que ele vem ao município entregar uma obra. Essa escola tem uma história muito importante para região e não podia ser tratada de outra forma, os alunos merecem o que estão recebendo. Em 1 ano e meio muitas obras foram executadas pelo atual governo, é notório, e as 35 escolas entregues mostram um investimento na educação de todo Pará”, destacou o parlamentar.

O deputado estadual Wanderlan Quaresma parabenizou o governo do Estado por mais essa obra. “Quero parabenizar o governador do estado que sempre faz obras pensando e olhando para os menos favorecidos. Essa obra maravilhosa, ressalta o investimento do estado na educação, que vai com certeza melhorar o futuro dos jovens que passam por aqui. Isso mostra a capacidade do governador Helder Barbalho juntamente com o seu secretariado em transformar a sociedade em um mundo melhor”, disse o deputado.

Com informações da Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.