A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Começou hoje a campanha nacional de vacinação contra a Influenza [gripe]: ao todo, espera-se que 1,2 milhão paraenses sejam imunizados até o dia 26, deste mês quando termina a campanha. Aqui na City a UBS [Unidade Básica de Saúde], leia-se Sespa, e os PSFs [Postos de Saúde da Família] já estão realizando a vacinação e a expectativa é que no próximo sábado, 20, data da grande mobilização, seja alcançada a meta de imunizações devido ao grande número de pessoas que deverá comparecer aos postos de atendimento. O público alvo inclui idosos, crianças de 6 meses até 2 anos de idade, gestantes, puérperas - com até 45 dias contados após o parto -, trabalhadores da saúde e indígenas. A vacina será distribuída para combater três tipos de vírus: o H1N1, H3N2 e o vírus B.



Os luzienses alunos da Ufpa [Universidade Federal do Pará] que ganharam uma semana de folga por conta do fim do ano letivo de 2012, começaram a retornar hoje para as cidades onde cursam nível superior por que começa nesta segunda-feira o ano letivo de 2013 da instituição, prejudicado pela greve das universidades federais que durou mais de cem dias ano passado. O primeiro período do calendário 2013 vai até o dia 17 de agosto, totalizando 100 dias de aula, e o segundo, também com 100 dias letivos, tem início previsto para o dia 28 de agosto, com o término em 30 de dezembro, sem direito a férias no mês de julho.

O "notável" senador tucano Mário Couto esteve em Capanema, acompanhado da sua filha, a deputada estadual Cilene Couto [PSDB], na noite da última quinta-feira, 11, para noite da autógrafos do livro "Eu e a política", autobiografia - prefaciada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e com uma mensagem do senador José Sarney [PMDB/AP] na contracapa - que conta a trajetória política do senador paraense. O plenário da Câmara Municipal de Capanema ficou pequeno para o grande número de pessoas presentes, a maioria políticos e correligionários de Mário Couto. O prefeito da cidade Eslon Martins [PR] e todo o seu staf de governo marcaram presença no evento.



À propósito, a presença do controverso senador Mário Couto em Capanema serviu para botar mais lenha na fogueira da polêmica envolvendo a criação da Ufnorpa [Universidade Federal do Nordeste Paraense], proposta pelo senador Flexa Ribeiro [PSDB] e pelo deputado federal Lúcio Vale [PR] no Congresso Nacional. O projeto inicial [PL Nº 98, de 2013, protocolado na Comissão de Educação do Senado em 21 de março] previa a instalação da sede da Ufnorpa em Capanema à partir do desmembramento dos campus da Ufpa [Universidade Federal do Pará] e Ufra [Universidade Federal Rural da Amazônia], criando grande expectativa na comunidade estudantil, políticos e população em geral, porém Flexa Ribeiro substituiu o projeto por outro que agora recebe o número 107, de 2013, transferindo a sede da Ufnorpa para Bragança, gerando muito alvoroço em Capanema. Durante sua estadia em Capanema, Mário Couto recebeu inúmeros pedidos de apoio para que a futura universidade fique na cidade, onde atenderia diretamente os estudantes de outros 17 municípios vizinhos, entre eles Santa Luzia do Pará. Em discurso, Couto comprometeu-se em ajudar no que for preciso.

Em Bragança o clima é de comemoração por conta da decisão do senador Flexa Ribeiro, de transferir para lá a sede da Ufnorpa [Universidade Federal do Nordeste do Pará], tirando o doce da boca dos capanemenses, que já faziam festa ante a divulgação do projeto inicial que dava a Capanema a designação da sede da universidade. A fusão da Ufra com a UFPA já garante R$ 45 milhões do Ministério da Educação, que estão autorizados para investimentos no Campus da Ufra de Capanema, que, nesse caso, deixará de existir.

Já em Salinópolis - que conta com um campus avançado da Ufpa - a direção regional da instituição estaria se recusando a tornar parte na Ufnorpa, cuja criação virou tema de polêmica na região.

Acontecerá amanhã, terça-feira, 16, no fórum de Santa Luzia, audiência para tratar da validade do concurso público municipal realizado em 2001 pela então administração Nato Costa. A polêmica deriva de uma denúncia protocolada pelos agentes do finado governo petista, em 2006, questionando a legalidade do certame que aprovou a maioria do quadro funcional efetivo do município. Caso a justiça decida pela anulação do concurso, centenas de profissionais e pais de famílias - muitos à beira da aposentadoria - perderão o emprego e estabilidade depois de anos de serviços prestados.

O Expressinho - um dos times de futebol mais tradicionais da City - está construindo o seu CT [Centro de Treinamentos] em um bairro afastado do centro. Segundo informações as obras estão bastante avançadas e será o primeiro clube luziense a possuir estádio próprio.

Na semana passada, o Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Sócioeconômico] divulgou pesquisa colocando o Pará no topo do ranking dos estados com a cesta básica mais cara do país. Segundo a mesma pesquisa, os vilões da inflação em solo paroara são a farinha, que acumulou alta de 146% nos últimos 12 meses, o açaí, com aumento de 55% somente no primeiro semestre de 2013, e o tomate, que no mesmo período subiu 28%. É amigos, está mais caro ser um legítimo papa-chibé...

A ausência de merenda nas escolas do município que tem fomentado as investidas dos oportunistas de plantão contra a administração Adamor Aires, é fruto puro e simplesmente dos entraves burocráticos que norteiam a versação de dinheiro público, como explicou o prefeito Adamor em nota oficial. De acordo com nota, o processo de aquisição de merenda escolar obedeceu todos os ritos da legalidade, o que provocou o atraso na entrega dos produtos adquiridos. Porém, afirma ainda o prefeito que em breve todas as escolas estarão abastecidas e com merenda de qualidade.

Por conta do rigor do período chuvoso que dominou todo o mês de março, os rios e igarapés do município tornaram-se opções de lazer nos finais de semana e as comunidades do Pau-D'arco - onde está localizada a Cachoeirinha, uma das mais lindas paisagens luzienses -, Jacaréquara e Muruteuasinho, ambas banhadas pelo caudaloso rio Guamá, têm recebido grande número de banhistas da City que querem fugir da badalação do Caeté e Muruteua.

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiro o projeto original não se refere a capanema como sede. E segundo para um campus tornar-se universidade é preciso no mínimo dois cursos de pós-graduação, e Bragança tem dois cursos, dois mestrado e um doutorado, e ainda há proposta de mais um ser criado... Além disso nem todos tão certo se querem a UFNEPA realmente ou se querem se tornar o melhor campus da UFPA. Mais é impossivel de Capanema ser sede lá nem um campus consolidado, dependente de bragança, e uma universidade necessarimente não precisa ser em um lugar estratégico.

Tecnologia do Blogger.