A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

PRF apreende 30 toneladas de óleo vegetal na BR-316, em Capanema

Do Portal G1-Pará

Trinta toneladas de óleo de palma foram apreendidas no município de Capanema, pela Polícia Rodoviária Federal [PRF]. A carga do produto, também conhecido como óleo de dendê, seria utilizada para o consumo humano e estava sendo transportados ilegalmente em um caminhão tanque. O flagrante ocorreu no final de semana. As informações foram divulgadas nesta segunda [27].

Segundo a PRF, o flagrante de crime ambiental e de crime contra a saúde pública ocorreu no quilômetro 153 da BR-316, quando os agentes da PRF abordaram uma carreta tanque, atrelada a dois semi-reboques.

Segundo a PRF, veículo que transportava o óleo vegetal era usado também para transporte de produtos tóxicos. (Foto: Divulgação/PRF)

Ao fiscalizarem a carreta, os policiais constataram que os tanques carregados com óleo de palma já haviam sido utilizados no transporte de produtos perigosos, procedimento que é proibido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT] e pelo INMETRO, já que representam risco de contaminação. Segundo a legislação, atualmente não existem procedimentos de descontaminação que retirem das paredes dos equipamentos os metais pesados nocivos à saúde.

A ocorrência foi encaminhada à Vigilância Sanitária em Capanema, aonde por meio de vistoria técnica foi confirmado o delito e aplicadas as autuações pertinentes. Posteriormente, foi registrado o flagrante na delegacia de Polícia Civil local aonde será instaurado inquérito policial para apurar os crimes. Segundo o condutor do veículo, de 51 anos, a carga foi embarcada em uma empresa localizada no município de Santo Antônio do Tauá e seria entregue a uma empresa no estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.