A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Expectativa

Sem dúvidas esta é a semana mais esperada do ano em Santa Luzia, por que o próximo domingo é a data mais importante para o município. O 13 de dezembro é bastante significativo para os luzienses por que é o dia em que se homenageia a padroeira da cidade com o encerramento da festividade que já acontece há mais de 50 anos, desde a chegada dos primeiros moradores, portanto, e também comemora-se o aniversário de emancipação política do município, quem em 2015 completará 24 anos de independência dos domínios de Ourém.

Expectativa 2

A festa de aniversário do município, este ano, será um dos maiores acontecimentos de todos os tempos em Santa Luzia por conta da super atração contratada pelo Prefeito Adamor Aires para o próximo domingo, ninguém menos que a mega aparelhagem Novo Super Pop Live, a preferida por dez entre dez luzienses baladeiros. A propósito, desde que o Prefeito anunciou a contratação do Super Pop Live para fazer que a festa de aniversário da cidade que não se fala em outra coisa por aqui e nas cidades vizinhas que prometem fazer uma invasão de "seguidores do Pop" na Praça de Eventos Lucas Cavalcante.



Quem fiscaliza o Detran?

Uma operação do Detran - com apoio das polícias Civil e Militar e da justiça - realizada em Santa Luzia na semana passada, com a desculpa de por ordem no trânsito, revoltou muita gente. Primeiro por que os verdadeiros responsáveis pela desordem no trânsito de Santa Luzia, menores de idade, geralmente pilotando motos, que não respeitam as normas de trânsito e muito menos os limites de velocidade, não foram sequer incomodados e continuam por aí praticando suas barbeiragens. Inclusive, fazendo fotografias durante manobras arriscadas e empinando as motos para exibir nas redes sociais, enquanto que muitos trabalhadores que dependem da sua moto para ganhar o pão de cada dia foram as maiores vítimas dos rigores dos fiscais e acabaram ficando sem a sua principal ferramenta de trabalho. Segundo, e mais grave, enquanto tocava o terror na cidade prendendo veículos flagrados cometendo pequenas infrações, o mesmíssimo Detran, paladino da moral e da ordem no trânsito, em flagrante e descarado abuso de poder não respeitava sequer as normas de trânsito mais básicas. Os veículos do órgão transitavam livremente na contramão e estacionavam em locais proibidos, inclusive com muitos registros fotográficos de internautas revoltados nas redes sociais.

Dingo bells

O projeto Natal das Famílias da Terra Querida - capitaneado pela Secretaria de Assistência Social, através do Cras e apoio das escolas e creches do município - pelo terceiro ano consecutivo irá encher de cores e alegria o centro da cidade. A decoração natalina confccionada toda com material reciclável, especialmente garrafas pets, irá decorar não mais o calçadão na avenida Castelo Branco, como nas duas primeiras edições, mas a praça de eventos Lucas Cavalcante. A confecção dos enfeites e adereços natalinos está a todo vapor e deverão ser colocados na praça de eventos no dia 15. A previsão de inauguração com direito a coral, queima de fogos e apresentações culturais está prevista para a noite do dia 20.



.Festividade

A programação oficial da Festividade de Santa Luzia teve início nesta segunda-feira, 07, com as caminhadas penitenciais durante as madrugadas que antecedem a grande romaria do dia 13. Porém, atendendo solicitações das comunidades do interior e até de municípios vizinhos, mas que pertencem à Paróquia de Santa Luzia, o pároco Elias Sousa inovou este ano levando a imagem peregrina de Santa Luzia e realizando celebrações em localidades consideradas polo afim de permitir maior participação dos fiéis devotos da Padroeira. A peregrinação começou pela comunidade do Caeté e depois passou pelas comunidades do Cantã, Pau de Remo e Vila Nazaré [km 74 da 316], no município de Viseu. Em santa Luzia, a primeira caminhada das madrugadas teve o Bairro da Paz como destino.




Fim de ano do Beleza Pura

Depois de algum tempo sem nenhuma atividade a danceteria Beleza Pura Dace Club, a maior casa de shows e entretenimento da City, estará de volta e com carga total nos festejos de fim de ano. Dia 24 tem show com o forrozeiro Antônio Marcos & Banda no Natalzão do Beleza Pura e no tradicional Reveillon do Beleza Pura, a primeira edição do Sk White. Promete...




PSC

O jovem deputado Jaques Neves, um dos mais atuantes da Assembleia Legislativa, está trabalhando arduamente para ampliar o espaço do seu partido, o PSC, no cenário político paraense. Com esse intento Dr. Jaques, como é mais conhecido, tem visitado com muita frequência sua base eleitoral que compreende Capanema e região, aí Santa Luzia inclusa. Mirando 2016 Dr. Jaques está incentivando a criação de diretórios em vários municípios com a intenção de coligar com outros partidos nas eleições municipais. A ideia é eleger o maior número de vereadores possível para dá musculatura ao partido e construir uma base sólida ao parlamentar em todo o estado. Em Santa Luzia, onde o diretório já está trabalhando a todo vapor com vários nomes a disposição o deputado esteve na semana passada reunido com os filiados para verificar in loco como andam os trabalhos e de quebra incentivar a busca por mais filiados.

A crise é "braba"

Como previsto, a crise econômica instalada no país pela presidente petista Dilma Rousseff está castigando dolorosamente os municípios neste final de ano deixando os prefeitos de mãos atadas sem ter muito o que fazer. A queda nos repasses de dinheiro da União que vinham acontecendo desde o início do ano se acentuaram mais ainda no último trimestre chegando próximo a casa dos 50%, e justo no período mais crucial para as contas públicas quando implica o pagamento de vários benefícios e o 13º salário do funcionalismo. Trabalhando no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal - que permite no máximo o gasto de 54% da receita do município com a folha de pagamento - sob pena de cometerem crime contra a ordem tributária e contra a administração pública, os gestores estão sendo obrigados a tomarem decisões que vão de encontro com os anseios da população em busca de uma solução. Como a folha de pagamento do mês de dezembro é em dobro, por causa do 13º, e os cofres das prefeituras não dispõem de recursos para arcar com esse custo adicional, os prefeitos não têm encontrado outra saída a não ser demitir parte do funcionalismo, como ocorreu em Santa Luzia e em centenas de municípios país a fora, para gerar fluxo financeiro capaz de honrar os compromissos mais urgentes. É claro que nenhum prefeito fica satisfeito em demitir mão-de-obra, mas esta é a única alternativa que resta para evitar o colapso total dos municípios em tempos de crise.

Remédio amargo

Demissão do funcionalismo é o remédio mais amargo que pode existir, mas é a única alternativa que está sobrando para os prefeitos diante do atual cenário econômico. Sem dinheiro, os municípios não têm como arcar com os custos da máquina pública que demanda a maior parte da receita com salários. Diante da atual situação faz necessário um raciocínio mais do que lógico: imagina se os prefeitos não demitissem, mantendo todo o contingente funcional, e quando chegar o final do mês não ter dinheiro para o honrar a folha de pagamento? O atraso dos salários seria inevitável e com certeza causaria mais transtornos e revoltas que as demissões. Por que todo mundo que trabalha quer e tem direito a receber, mas se os cofres das prefeituras não dispõem de recursos, a única solução é cortar na própria carne, mesmo que isso traga consequências dolorosas, mas menos cretina que a irresponsabilidade de não pagar o salário do trabalhador em dia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.