A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Indígenas da etnia Tembé, de Santa Luzia do Pará, interditam a BR-316 na manhã desta quinta-feira para protestar contra atos do governo federal

Um grupo de aproximadamente 100 indígenas da etnia Tembé de várias aldeias da Reserva Alto Rio Guamã, no município de Santa Luzia do Pará, realizou um protesto que interditou a BR-316 nesta quinta-feira [25] na comunidade do Pitoró. O ato tem como objetivo apoiar uma agenda de mobilização nacional que pede a saída da titular da Sesai - Secretaria Especial de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi nomeada para o cargo em abril pelo presidente Jair Bolsonaro, mas que segundo lideranças do movimento não estaria agradando aos interesses dos povos indígenas.

Os índios dizem que a atuação da secretária não dialoga e nem atende as necessidades da comunidade indígena e portanto pedem a sua demissão do cargo imediatamente.

A interdição da BR-316, na confluência com a PA-253, começou por volta das 09:30 h e durou até por volta do meio-dia provocando enormes filas de veículos parados nos dois sentidos da rodovia. Os indígenas reivindicavam a presença da imprensa e negociavam com a PRF - Polícia Rodoviária Federal, a liberação da pista.

Vários veículos de comunicação de Santa Luzia e de Capanema estiveram no local registrando o movimento, inclusive a TV Sal que atua na web, e registrou esta matéria do vídeo abaixo.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.