A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Festividade de São Benedito, em Bragança, será presencial depois de 02 anos

A tradicional Festividade de São Benedito, em Bragança, volta a ser presencial este ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira [06], pela prefeitura da cidade. A festividade de São Benedito ocorre há mais de 220 anos, e a festa combina missas e ritos religiosos a danças e shows populares que compõem a Marujada. Os personagens deixam a igreja e vão para um barracão, onde dançam o Retumbão, a Mazurca, o Chorado, o Cote e a Valsa, ritmos tradicionais da festa.

A decisão de voltar ao formato presencial, depois de duas edições sem aglomerações por causa da pandemia de Covid-19, ocorre diante do baixo registro de novos casos e internações no município. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Bragança, a cidade já registrou a porcentagem de 77,8% de imunização da população até 12 anos.

Segundo a prefeitura, haverá a obrigatoriedade do cartão de vacina contra a Covid-19, dos membros da Comitiva de São Benedito, como habilitador de participação na sua composição. Com base nas atribuições da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, a Vigilância Sanitária informa, que a fase inicial da Festividade de São Benedito, que se dará por intermédio das saídas das Comitivas de Esmolação em trânsito urbano e rural, e que a manifestação possui legitimidade, conforme argumentos técnicos de levantamento da situação epidemiológica atual.

Festividade

São Benedito, santo preto de origem italiana, é padroeiro da cidade e recebe homenagens dos milhares de fieis que chegam ao município para a celebração.

Vestidos nos trajes azul e branco em homenagem ao menino Jesus, marujos e marujas encantam o público. As marujas são maioria e uma delas é a capitoa que tem cargo vitalício.

Dentro da igreja matriz é realizado um dos momentos de fé e devoção ao santo. Os integrantes das comitivas de esmolações, rezam e entoam a ladainha de São Benedito, uma oração de agradecimento ao santo negro pelas graças alcançadas. As ladainhas rememoram a forma como os escravos oravam.

Outro momento marcante é quando as três imagens históricas de São Benedito são elevadas ao altar. As pequenas réplicas que foram herdadas dos escravos, representam as praias, as colônias e os campos de Bragança.

As imagens só descem do altar no mês de maio, quando começam as esmolações pelos campos, praias e colônias da cidade, assim como faziam os escravos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.