A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Novo bispo auxiliar da Diocese de Bragança será empossado no próximo dia 30 pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro

Recém-nomeado bispo auxiliar – coadjutor, com direito à sucessão – da Diocese de Bragança, monsenhor Possidônio da Matta será o primeiro brasileiro – e mais que isso, o primeiro paraense – a pastorear a diocese – seus antecessores foram três bispos italianos Barnabitas [Dom Eliseu Maria Coroli, Dom Miguel Maria Giambelli e Dom Luís Ferrando] e o atual, o espanhol Dom Frei Jesus Maria Cizaurre Berdonces, da Congregação Agostinianos Recoletos. Várias caravanas de católicos provenientes da Arquidiocese de Belém estarão em Bragança no dia 30 deste mês, data da posse. As principais são oriundas da Paróquia de Icoaraci, onde nasceu Dom Possidônio, e da Paróquia da Transfiguração do Senhor, onde ele era pároco quando o Papa Francisco o nomeou.

Grandes comitivas também estarão saindo de Ulianópolis, Dom Eliseu, Paragominas, Mãe do Rio, Santa Luzia do Pará e São Miguel do Guamá, entre outros municípios que pertencem a jurisdição diocesana de Bragança. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, já confirmou presença, assim como oito outros bispos da CNBB Norte 2, incluindo dois arcebispos – o de Belém, Dom Alberto Taveira, e o de Santarém, Dom Irineu Roman.

Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, o Padre Cid, foi nomeado bispo coadjutor pelo Papa Francisco no dia 16 de março e sua ordenação episcopal acontecerá no próximo dia 23 na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, pelas mãos do arcebispo de São Luís, capital do Maranhão, o santareno Dom Gilberto Pastana. Com a nomeação, o novo bispo trabalhará ao lado de Dom Frei Jesus Maria Cizaurre Berdonces, de 70 anos, que desde 2016 está à frente da Diocese de Bragança.

Monsenhor Raimundo Possidônio chegou a ser administrador apostólico da Arquidiocese de Belém, na vacância antes da chegada de Dom Alberto. Como bispo coadjutor, Padre Cid tem o direito a ser sucessor imediato de Dom Jesus.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.