A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Curtas do Blog

Batalha -
Encerrado o primeiro turno das eleições é hora de fazer as contas para ver quem ganhou e quem perdeu em Santa Luzia do Pará, onde toda eleição é sempre uma guerra: uma verdadeira batalha em praça pública com ataques recíprocos e teorias conspiratórias para todos os gostos. Pois bem, apesar de todos os grupos políticos com algum protagonismo no cenário político local terem marchado na mesma direção, em prol da reeleição do governador Helder Barbalho - algo inédito em toda história luziense - esta eleição está longe de ter sido tranquila. Pelo contrário...

Campeão - O grande vencedor desta eleição, sem sombra de dúvidas, foi o prefeito Adamor, que contradizendo todos os prognósticos dos seus adversários mostrou força dando uma votação histórica aos candidatos que apoiou. Recall da vitória esmagadora de 2020 que o reconduziu à prefeitura somado ao reflexo do excelente trabalho que vem conduzindo com pagamento em dia e obras nos quatro cantos do município, que está sendo reconhecido pela população que lhe retribuiu com voto nas urnas.

Aos fatos - Para começo de conversa, o deputado federal Cássio Andrade - apoiado pelo prefeito Adamor - obteve quase cinco mil votos, um desempenho de 60% acima do segundo colocado que contou com apoio do grupo de um ex-prefeito e de um ex-presidente da câmara e seus puxadinhos. Na mesma toada, a deputada estadual Cilene Couto - também indicada por Adamor - deixou a segunda colocada comendo poeira, com o triplo de votos a frente.

No chinelo - Na verdade somados os votos de todos os candidatos apoiados pelas oposições - que fizeram tanto barulho -, não chegam ao número de votos obtidos pelos candidatos do prefeito que deu um passeio nessa eleição não tomando conhecimento da concorrência.

Festim - Aliás a oposição que prometeu e até ensaiou um movimento para atrapalhar o desempenho dos candidatos do prefeito Adamor e até desmoraliza-lo com a produção de materiais de procedência duvidosa atacando-lhe a honra, bem como a de sua família e de terceiros, sem o menor escrúpulo, pelo que parece não surtiu o menor efeito. Adamor saiu dessa eleição muito maior do que entrou e de quebra com muita moral com o governador Helder Barbalho.

Cabo eleitoral - O vereador Fernando Cunha, sozinho, teve desempenho surpreendente nas urnas superando 2018. Deu ao seu padrinho político, o deputado Wanderllan Quaresma, do MDB, nada menos que 547 votos. Se mantiver o mesmo protagonismo na próxima eleição municipal não terá nenhum problema para renovar o mandato.

E o PT? - Protagonista de tantas eleições em Santa Luzia do Pará, o PT esse ano passou despercebido, adormecido. Se não fosse o desempenho nacional de Lula e o torque de Helder na eleição de Beto faro, que angariou muitos votos por aqui, ninguém lembraria que a legenda ainda existe na Terra Querida.

Sob nova direção - O presidente da câmara de Viseu, vereador Avelino Siqueira, que reside na localidade do Km74 [Vila Nazaré] assumiu, interinamente, na semana passada o comando do município após a justiça determinar o afastamento imediato do prefeito Isaías Neto, sumariamente cassado pelo TSE por irregularidades cometidas na campanha de 2020. Pedro Oliveira, advogado especialista em Direito Eleitoral e filho do prefeito Adamor Aires, é o autor da ação que tirou o mandato de Neto colocando fim em 14 anos de hegemonia da poderosa família Vale na política de Viseu.

Nem o mel nem a cumbuca - A propósito, o deputado federal Cristiano Vale, comandante-em-chefe do clã, amargou duas derrotas em menos de uma semana. A cassação do seu pupilo da prefeitura e sua própria derrota nas urnas. Cristiano não conseguiu se reeleger para a Câmara Federal e ficará sem a prefeitura e sem mandato.

Cine baixaria - A propósito, na semana passada circularam em grupos de WhatsApp alguns vídeos protagonizados pelo deputado Cristiano, aparentemente durante um ato de campanha em Viseu, muito P* da vida com o prefeito Adamor, ao qual endereçou adjetivos nadas honrosos, proferindo impropérios, ao debitar na sua conta cassação de Isaías. Em contato com esse blogger, o prefeito disse não está nem um pouco preocupado com a opinião do parlamentar a seu respeito...

Pensando bem - Leandro Lima foi o único "cacique político" da City que gabaritou a eleição com seus candidatos: Antonio Doido eleito para a Câmara Federal e Ronie Silva conquistando uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.