A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Professor, arquiteto de uma sociedade melhor

" Educar é plantar com sabedoria
E colher com paciência"
[Augusto Cury]

Abençoado dia dos professores para todo[a]s que fazem de suas vidas uma batalha diária em busca do aperfeiçoamento das práticas de ensino e aprendizagem. Por nossas mãos passaram médicos, advogados, arquitetos, juízes, engenheiros... E gênios que encantam o mundo por causa de descobertas, estudos e invenções que até hoje formam a base de nossa sociedade.

É indiscutível a importância do nosso trabalho que serve de alicerce para a conquista da cidadania, para a inserção no mercado detrabalho e para a construção de um mundo melhor, mais justo e fraterno. O peso de nossa responsabilidade é igualmente enorme e cansativo, talvez seja esse o nosso estímulo maior que faz a gente dedicar-se de corpo e alma ao nosso trabalho diário negligenciando, involutariamente o nosso papel como membro de família para a qual muitas vezes temos pouco tempo.

Somos professores! Uma unanimidade nacional quando se fala em educação e se atribui á ela um papel de salvação e uma obrigação de construir um país do futuro. Muito lindo e apropriado se não fosse apenas mais um discurso, coisa para se falar, não para se fazer.

A realidade é outra. Somos submetidos diariamente a condições de trabalho que reduzem as nossas forças e muitas vezes impedem que façamos um trabalho melhor. Salas lotadas, jornadas de trabalho dupla ou tripla, remuneração imcompatével com o peso de nossas responsabilidades, falta de valorização por parte do poder público, ausencia de colaboração e parcerias por parte das famílias.

Os mandatários que governam o país não são muito simpáticos conosco. Sabem perfeitamente que os conhecimentos que transmitimos aos nossos alunos formam consciência e autonomia para criticar determinados erros, desmandos e desigualdades construídas em séculos de exploração e opressão das classes mais baixas da sociedade brasileira. Trata-se de uma visão colonialista e retógrada que impede a modernização do país partindo do pressuposto de que quanto mais ignorante estiver o povo, melhor para a manuntenção de seu poder e dos seus privilégios.

Conhecimento, educação são as únicas formas legais de promover a liberdade, a autonomia e a cidadania, armas poderosas de transformação da sociedade. As elites sabem disso e por causa disso trata a educação eos educadores com desprezo. Por causa disso os recursos destinados á educação são minguados e muitas vezes desviados não se tranformando em escolas de qualidade, em meios de transporte escolar eficientes, em material didático adequado e bons salários para os trabalhadores da educação, hoemens e mulheres que carregam o peso e a tarefa de educar.

Juízes, desembargadores, deputados, senadores, presidentes, prefeitos, vereadores...Legislam e administram em causa própria, aumentando para as alturas seus vencimentos. Em função da enorme jornada de trabalho e da defasagem salarial somos obrigados a ir á greve e somos novamente tratados como marginais, recebidos pela cavalaria e palas tropas de choque com violência e brutalidade.

Somos professores! Homens e mulheres comprometidos com a construção de valores, com a transmissão de saberes tão importantes para a nação. Somos professores! Homens e mulheres normais, pessoas sonhadoras e persistêntes que incomodam e são incomodadas com a realidade que julgamos ser inaceitável e incompatível com o propósito de um país moderno e desenvolvido.

Feliz Dia dos Professores à todos os mestres...

Profº. Jorge Daniel

3 comentários:

Noemi Souza disse...

Realmente temos a terefa mais ardua de todos os profissionais, mas nao nos dão o devido valor para que possamos cumpri-la com dignidade em prol de uma sociedade mais justa e igualitária...

Noemi Souza disse...

Realmente temos a tarefa mais árdua de todos os profissionais, infelizmente nao nos dão o devido valor para que possamos cumpri-la com dignidade em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Unknown disse...

Excelente!!!

Tecnologia do Blogger.