A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Federal
O deputado estadual Dr. Eduardo Costa, de Capanema, está percorrendo todo o estado com pinta de quem será candidato a uma vaga na Câmara Federal. Inclusive, lideranças ligadas ao parlamentar e amigos mais chegados já confirmam que esse é mesmo o desejo de Eduardo Costa para 2018.

Senado
Outro deputado estadual que também já decidiu seu futuro para 2018 é o presidente da Alepa, Márcio Miranda. Um dos políticos paraenses mais respeitados da atual geração, Miranda deverá concorrer ao Senado, apesar dos apelos do seu partido, o Democratas, e de boa parcela dos tucanos ligados ao governador Simão Jatene para que seja candidato ao governo do estado.

Vida difícil
Não bastasse a grave crise financeira que tem tirado o sono de boa parte dos prefeitos, os alcaides ainda têm que tomar cuidado e andar direitinho na linha por conta do Ministério Público que em tempos de banalização da corrupção está de olho em cada passo dos agentes políticos. Somente nas três últimas semanas o Ministério Público realizou operações nas prefeituras de Tracuateua, Bragança e Igarapé Mirim, todas no nordeste paraense, a procura de irregularidades na aplicação de recursos públicos. O alvo principal do MP são as licitações, geralmente utilizadas pelos mal intencionados para desviar dinheiro público.

Beco sem saída
A crise moral que tem contribuído enormemente para agravar ainda mais a pouca credibilidade dos politicos, aliada a crise financeira que impede os prefeitos de atenderem as demandas mais urgentes da população, gerando grande descontentamento, também está tirando o sono de muitos prefeitos que têm enfrentado a ira popular e o oportunismo da oposição em ações de pedidos de cassação nas câmaras municipais. Na semana passada por pouco o prefeito de Tracuateua, Tamariz Cavalcante, não perdeu o cargo em uma votação apertada por que na última hora um vereador adversário mudou de lado e livrou o prefeito do impeachment. Já nesta sexta-feira [24] a prefeita de Primavera, Renata Sousa, escapou da cassação após uma semana intensa de negociações com os vereadores que votaram pelo arquivamento de uma ação popular que pedia a cabeça da prefeita.

Em céu de brigadeiro
Na contramão dos acontecimentos está o prefeito de Ourém, Valdemiro Júnior, o popularíssimo Junhão. Eleito e reeleito com mais de 63% dos votos o prefeito mais popular da história da Pérola do Guamá, surfa na onda de popularidade junto ao povo ouremense sem dá bola para os adversários e muito menos para a anorexa oposição. Junhão está tão em alta com o seu povo que enquanto a maioria dos prefeitos foi duramente criticada por que estava em Brasília participando de um movimento municipalista no início desta semana, ele era alvo de muitos elogios em grupos de WhatsApp e em postagens no Facebook que o chamavam de "O Cara". Está podendo...

Me dá um dinheiro aí
A propósito o que levou milhares de prefeitos a Brasília no início desta semana foi a tão propalada crise financeira que continua sacrificando os municípios, especialmente os de pequeno porte a exemplo de Santa Luzia, Ourém e tantos outros. Com a corda no pescoço e sem nenhuma perspectiva para solucionar o problema de receita, os prefeitos resolveram bater nas portas do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto para pedir socorro de pires na mão. Funcionou. A pressão foi tanta que deputados e senadores, bem como o governo federal, desengavetaram projetos que beneficiam os municípios parados há anos, e como num passe de mágica concederam um pouco de alívio financeiro para as prefeituras, pelo menos para este mês de dezembro, quando a fatura aumenta por conta do pagamento da folha extra do 13º salário do funcionalismo.

Voando alto
O PSB, partido cujo símbolo é uma pomba, tem planos ambiciosos para o Pará em 2018. As duas principais lideranças da legenda no estado - os deputados estaduais Cássio Andrade e Sidney Rosa - já decidiram o rumo a tomar nas eleições do ano que vem e estão em pré-campanha para a Câmara Federal e o governo do estado, respectivamente. A propósito, Sidney Rosa, ex-prefeito de Paragominas por dois mandatos nos anos 90, transformou o município mais violento do estado em exemplo de preservação ambiental e sustentabilidade apesar de ser um dos maiores empresários do setor madeireiro do município e agora pretende levar a sua experiência de administrador bem sucedido para o comando do estado.

"Tinindo"
Raimundo Oliveira, que assumiu a prefeitura de Bragança com a missão de "salvar pátria" após o desastroso governo de Pe. Nelson Magalhães, até pouco meses tinha excelentes índices de popularidade principalmente em razão do estilo arrojado de governar. Homem do povo, realizador e empresário bem sucedido, Raimundão caiu em desgraça após cassar acintosamente direitos adquiridos de professores e servidores da educação - justo da classe mais politizada e corporativista do funcionalismo público - no mês de outubro desencadeando uma onda de protestos jamais vista na Pérola do Caeté. Foram dias e mais dias de manifestações encarniçadas pelas ruas com apoio da população e da Igreja Católica, o maior poder constituído daquela cidade, secularizado desde a chegada dos jesuítas no início da colonização. Não deu outra. Irredutível no início, Raimundão foi obrigado a recuar diante da pressão e, principalmente, do desgaste político que quase custou-lhe o mandato.

Exposição
Está acontecendo na Praça de Eventos Lucas Cavalcante de Lima nesta sexta-feira [24] e sábado [25] a I Expoliter [I Exposição Literária de Santa Luzia do Pará], realizada pela Secretaria de Cultura com apoio da Semed [Secretaria Municipal de Educação], da Prefeitura Municipal e das escolas do município. Com uma vasta programação que inclui apresentações culturais; palestras com doutores da Universidade Federal do Pará; seções de cinema através do projeto Cine Líbero Itinerante, da FCP [Fundação Cultural do Pará], show musical por ocasião do encerramento, a exposição está atraindo um número considerável de estudantes, jovens e o público em geral com o objetivo de chamar a atenção da comunidade luziense para a utilização da Biblioteca Pública Municipal que funciona nas dependências da escola João Gomes, mas que atrai pouco público para a utilização do seu grande acervo de obras importantes que agora ganhou mais um reforço com a doação de centenas de livros através da FCP.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.