A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Desenvolvimento X meio ambiente

A História da humanidade é baseada na destruição do espaço geográfico para a preservação da espécie humana, em consequência disso, milhares de outras espécies foram extintas pela ação contínua dos "seres racionais" sobre a natureza por que o ato destruidor do homo sapiens está impregnado no seu DNA biológico/cultural.

Conscientizar o ser humano de que suas ações são predatórias até mesmo para a sua própria existência é tarefa de gigantes de tal modo que um grito isolado em defesa do meio ambiente no meio da multidão soa como ridículo.

Claro que os devoradores do planeta são os grandes grupos empresariais, porém, assim agem por que a vida no modelo atual exige isto, o qual, faz parte de uma cadeia alimentar, social, política, econômica [...] e parar esse modelo, significa interromper o desenvolvimento da sociedade dentro do foco em que a conhecemos.

Logo, a questão ambiental está intimamente ligada à linha de consumo: hábitos elaborados no processo histórico de evolução da humanidade. Ora, um bom exemplo disso é o nosso agonizante rio Curí que até inicio da década de 70 [segundo relatos] era perene e saudável, hoje virou um esgoto da falta de consciência da população/poder público, porém, sem este esgoto não teríamos a cidade que nasceu às suas margens exatamente devido a sua existência. Daí, olhando-se pela ótica do processo interativo do convívio humano, para se obter o progresso ou se matava o rio ou a cidade não existiria.

A questão do grande lixão em que estamos transformando o planeta Terra é consequência de todo um processo civilizatório contido na genética da humanidade. Mudar o curso da história, para a preservação do planeta, teríamos de mudar toda a forma de pensar, agir e existir da raça humana agindo isoladamente com um aplicativo psicológico para amainar consciências sobre as questões ambientais.

Enfrentar a problemática de frente teria que, antes mudar toda uma mentalidade, toda uma forma de viver onde o padrão consumista seria redesenhado criando-se outro padrão humano para dar vida plena ao corpo vivo do planeta.

Aí fica a seguinte pergunta: É possível conciliar progresso, evolução e desenvolvimento econômico sem lesionar o planeta Azul?

Um comentário:

Anônimo disse...

"Enfrentar a problemática de frente teria que"
pensei que iria enfrentar de costas!!!
O texto está ótimo. tirando isto.

Tecnologia do Blogger.