A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

O PT e a promiscuidade política

Um dos fenômenos mais perversos do sistema politico eleitoral brasileiro é a promiscuidade politico-partidária que se manifesta todas as vezes que o centro hegemônico do poder muda de dono. É um fenômeno que sempre existiu, inclusive aceito e praticado pela maioria dos partidos. Por isso, quase ninguém mais se escandaliza quando os inimigos de ontem se tornam [de repente] os amigos, ou amantes de hoje, para [de novo] voltarem a ser inimigos, amigos e amantes, num motoperpétuo movido pelo negócio da política, ou se preferir, pela política entendida como negócio.

A incongruência dessa lógica evidenciou-se no exato momento em que Lula e o PT, até então críticos da promiscuidade politica, chegaram ao governo e, em nome da “governabilidade”, aderiram à lógica dos apoios e alianças incômodos.

Uma justificativa até compreensível, inclusive na perspectiva posta pelo PT de introduzir as REFORMAS necessárias para acabar com as distorções do sistema político e as práticas ilegítimas. Mas, ao baixar a guarda, o PT descobriu que boa parte de seus dirigentes já estava à vontade com essa lógica perversa, e o “mensalão” só confirmou que não foram apenas as boas intenções que inspiraram essa nova "desenvoltura” do PT em fazer alianças causando um grande choque na sociedade, e um baque sem precedentes no PT que além de perder a “inocência” acabou rachado, deixando mortos e feridos pelo caminho.

Os chororôs pedindo ética, moralização, e principalmente REFORMAS, como sempre acabaram dando em nada. Muito pelo contrário, o cenário das alianças promíscuas cresceu de tal forma que hoje não dá para "engolir" o sistema de alianças construído pelo "ético" PT.

Lula, anestesiado do alto de sua arrogância com seus 80% de aprovação, já prefere a companhia das oligarquias políticas e familiares de quem se diz amigo, inclusive de adversários históricos se dando ao luxo de montar uma equipe de ministros cujos currículos são de arrepiar qualquer um que conheceu o partido em outras eras.

Hélio Costa nas “Comunicações” governa pela grande mídia, e todos os demais que “ganharam” as concessões públicas no governo Lula. Reinold Stephanes, aristocrata filho da ditadura, dá as cartas para os ruralistas na "Agricultura". Nelson Jobim, tirou a capa preta e vestiu a farda da "Defesa", de onde também comanda sua bancada no STF e no Banco Central, o agiota Henrique Meireles faz os especuladores ganharem mais dinheiro.

Os sobreviventes dos movimentos sociais já se foram todos, sobrando somente alguns petistas que nem dão conta do recado. Tarso Genro se submeteu a Gilmar Mendes e Daniel Dantas para acabar com a função republicana da Policia Federal. Paulo Vannucchi, abandonado por Lula, segue levando chutes dos assassinos e torturadores da ditadura, enquanto Carlos Minc, uma espécie de metralhadora verborrágica, continua cuspindo balas de festim.

O Judiciário, além de zelar pelos seus salários, os melhores do país por sinal, consegue se manter no topo dos maiores índices de IMPUNIDADE do mundo. Com isso, os fichas sujas tomaram posse, ou ficaram livres para se candidatarem a qualquer coisa.

Se por um lado os avanços econômicos e sociais que Lula e o PT proporcionaram à sociedade brasileira são visíveis, pelo outro, a aproximação promíscua [de Lula e o PT] com a DIREITONA só agravou as fragilidades e distorções do sistema político brasileiro.

Um comentário:

Unknown disse...

o reinado do pt tá com os dias contados, pois o povo já não suporta tanta corrupção e mau uso do dinheiro público. como cidadão luziense, também conto os dias pra dá um basta nesssa quadrilha que está assaltando o nosso povo.

Tecnologia do Blogger.