A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Durante o período das férias escolares a maioria dos professores da Rede Municipal de Ensino está fora do município cursando faculdade oferecida pelo programa Plataforma Freire, do Governo Federal, em outras cidades da região só retornando no início do ano letivo.

A fisioterapeuta Denise Amorim, filha do casal Pitonho e Luísa Amorim, assumiu o comando da saúde no município de Cachoeira do Piriá no início do ano com a tarefa espinhosa de consertar os erros da administração passada e fazer funcionar um dos eixos prioritários em qualquer administração municipal. Está dando conta do recado direitinho, comentam.

O Pro-Jovem Urbano, programa de inclusão social destinados ao público jovem de 18 a 29 que não concluiu o Ensino Fundamental, implantado em Santa Luzia ano passado com grande euforia por parte do governo municipal e estudantes, que recebem uma bolsa de R$ 100,00 mensalmente, está minguando por causa do grande número de desistências ameaçando a conclusão do curso por aqueles que continuam no projeto. Segundo algumas fontes, agora no início do ano, houve uma reformulação e as 10 turmas iniciais transformaram-se em apenas 5 compostas pelos alunos que ainda estão estudando.

Finalmente as chuvas começaram a cair em grandes volumes em Santa Luzia. Na semana passada choveu quase que diariamente, tanto que o Caeté, o balneário mais famoso da City, está cheio, como de costume para essa época do ano.

Depois da euforia com as aprovações nos vestibulares mais concorridos do estado, Ufpa e Uepa, os calouros começam a se preparar para encarar a nova rotina escolar longe de casa. É um grande desafio para adolescentes que nunca moraram distante da família, que exige responsabilidade e comprometimento, afinal é o início de uma vida adulta do qual dependerá o futuro profissional de cada um.

Alguns taxistas estão "p" da vida com a administração municipal e a direção do sindicato da categoria que querem ampliar o número de profissionais concedendo licenças [placas de taxi] para novos motoristas. Segundo os insatisfeitos, além do mercado está saturado com 52 integrantes registrados na Atma [Associação dos Taxistas Manoel do Artur], apenas 30 exercem efetivamente a atividade, por que o restante usa a concessão da prefeitura somente para obter benefícios fiscais de aproximadamente 30% na hora de adquirir um carro novo com a renúncia de impostos federais e estaduais.

Com a dispensa da caçamba e dos garis, responsáveis pela limpeza pública, por parte da administração municipal, montanhas de lixo dominam o cenário nas ruas de Santa Luzia. Alguns moradores cansados de esperar queimam o lixo doméstico à céu aberto provocando grandes cortinas de fumaça prejudicando a qualidade do ar que respiramos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor, a fisioterapeuta Aldenise Amorim assumiu apenas a Unidade de saude da familia em Cachoeira do Piriá. Na verdade, esta é uma excelente aquisição para o municipio, que passa por melhoria significativas com a nova Gestão do Antenorzinho. Novas mudanças na área da saude estão programadas.

Tecnologia do Blogger.