A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Simão Jatene volta a governar o Pará depois de quatro anos

Desde as 10 horas e 40 minutos de ontem, Simão Robison de Oliveira Jatene [PSDB], 61 anos, é, oficialmente, o Governador do Estado do Pará. Com a Assembleia Legislativa lotada, Jatene retornou ao cargo que ocupou durante quatro anos [de 2002 a 2006] de forma gloriosa, sendo exautivamente aplaudido pelos cerca de mil convidados - a grande maioria políticos e autoridades - que assistiam a cerimônia de posse.

Toda a solenidade durou em torno de uma hora. Jatene o vice-governador, Helenilson Cunha Pontes [PPS], de 38 anos, chegaram ao Palácio da Cabanagem, sede do Poder Legislativo, à pé, por volta de 9h 50min, após terem acompanhado a Missa de Ação de Graças, celebrada na Catedral da Sé, pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. No local, políticos, autoridades e eleitores os aguardavam. Alguns com faixas e bandeiras na mão. Cadetes da Escola de Cadetes Oficiais estavam posicionados para receber o chefe do Poder Executivo.

Assim que chegaram à Assembleia, Jatene e Helenilson foram para o gabinete do presidente da Casa, deputado Domingos Juvenil [PMDB], onde esperaram ser chamados para o momento mais esperado do dia. A mesa que estaria à frente da Cerimônia de Posse começou a ser formada às 10h 15min. Além de Juvenil, fizeram parte o desembargador Rômulo Nunes, do Tribunal de Justiça do Estado, Geraldo de Mendonça Rocha, do Ministério Público do Estado, Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, João Salame [PPS], vice-presidente da Assembleia, Ítalo Mácola [PSDB], 2º vice-presidente, Adamor Aires [PR], 2º secretário, Haroldo Martins [DEM], 3º secretário, e Deley Santos (PV) 4º secretário. O 1º secretário da Assembleia, deputado Miriquinho Batista, do PT, não compareceu, assim como os seus colegas petistas.

Com a mesa formada, uma comissão composta pelos deputados Márcio Miranda [DEM], Joaquim Passarinho [PTB], Eduardo Costa [PTB], Josefina do Carmo [PMDB] e Tetê Santos [PSDB] encaminhou o governador eleito e seu vice até o plenário, onde, às 10h 30min, foi aberta a sessão solene, com o Hino Nacional tocado pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Em seguida, Jatene fez o juramento e às 10h 40min, após o juramento, Domingos Juvenil declarou o governador empossado.

Como de praxe, foi lido o termo de posse pelo segundo secretário da Assembleia, deputado Adamor Aires e às 10h 50min, os mesmo procedimentos foram feitos com Helenilson Pontes. Os dois, então, passaram a ser, oficialmente, governador e vice-governador do Estado do Pará pelos próximos quatro anos.

Fonte: Portal ORM.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.