A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Prestes a completar 400 anos, a histórica cidade de Bragança celebrou ontem o seu 108º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o terceiro maior do estado, com uma grande romaria que reuniu mais de 120 mil pessoas, segundo estimativas da PM e do Corpo de Bombeiros, pelas centenárias ruas da cidade que com seus casarões coloniais às margens do rio Caeté completam um dos mais belos cenários da nossa região que resiste aos séculos testemunhando a história.

A escola São José realizou a sua "X Feira de Ciências" sob o tema "Ciência e sustentabilidade: construindo a sociedade do futuro" na última sexta-feira, 11, atraindo um grande público com um vasta programação que incluiu temas específicos da feira e apresentações culturais durante todo o dia.

Inaugurou no último sábado em Capanema o bar lounge "Ponto Mix", mais uma opção para os baladeiros de plantão: trata-se de uma versão do bar de mesmo nome que fez muito sucesso nas noites capanemenses em meados da década passada. Localizado às margens da BR 308, ao lado do Posto Pacheco, o Ponto Mix tem excelente serviço de bar além de ser um ambiente agradável para encontro com os amigos e bate-papos.

O Campeonato Luziense de futebol de campo continua a todo vapor: a surpresa, porém, é o desempenho dos times tidos como "grandes" da City, por conta da tradição ou pelo volume de investimentos no plantel, que continuam patinando na competição correndo o risco de não avançarem para a próxima fase. O exemplo disso é o todo poderoso Flamengo, o mais caro do campeonato, que depois de empatar na estreia amargou uma derrota por 2 a 1 para o modesto Internacional na tarde de ontem.

À propósito, outros dois pesos-pesados do futebol luziense, União e Expressinho, não passaram de um empate de 1 a 1 no primeiro clássico da competição, o que acendeu a luz amarela para ambos: o União empatou pela segunda vez e o Expressinho depois de perder no jogo de estreia, com esse empate reduziu drasticamente as chances de avançar no campeonato.

Do outro lado da crise quem está rindo à toa é o Cruzeiro, do Pitoró, que na tarde de sábado não tomou conhecimento do Juventude e conquistou sua segunda vitória, desta vez por 2 a 0, carimbando, praticamente, o passaporte para as quartas de final.

Até agora nada de oficial sobre a realização ou não da Exposalp [Exposição Agropecuária de Santa Luzia do Pará], tudo o que se comenta na City não passam de boatos: uns dizem que haverá exposição sim, inclusive com data marcada [16, 17 e 18 de dezembro] e outros garantem que já era, Exposalp agora é coisa do passado, já faz parte do tempo do "latinha". Afinal vai ou não haver Exposalp?

À propósito, faltando menos de um mês para o aniversário de 20 anos da jovem Santa Luzia do Pará, 13 de dezembro, até agora, assim como a Exposalp, nenhuma palavra a respeito por parte da administração municipal.

A "I Seresta do Amendoim", realizada no último sábado, reuniu uma verdadeira multidão no Bairro Novo ao som da nostalgia da boa e velha música do passado, superando todas as expectativas da organização.

O Hemopa, núcleo de Capanema, está promovendo uma campanha externa de incentivo à doação voluntária de sangue e formação de novos cadastros de doadores de medula óssea. A campanha visa aumentar o estoque de sangue para o final do ano quando a demanda cresce consideravelmente por conta dos incidentes típicos dessa época do ano e aumentar o seu portifólio de doadores de medula óssea, especialidade da qual o Brasil é campeão mundial.

Na tarde da última quinta-feira, uma aluna do terceiro ano do Ensino Médio, oriunda da comunidade do Transcaeté, "passou mal" na sala de aula e foi socorrida pela professora Sônia Araújo que numa verdadeira via crúcis depois de não conseguir atendimento, por falta de médico e enfermeiros, na UBS [Unidade Básica de Saúde], leia-se Sespa, passou por todos os PSFs [Postos de Saúde da Família] da City e também não conseguiu atendimento especializado para a aluna pelo mesmo problema: falta de profissionais de saúde. Sem saber mais o que fazer a professora ligou diretamente para o celular da secretária de Saúde que enviou uma ambulância que conduziu a aluna novamente para o Sespa, onde segundo a própria aluna, foi muito mal recebida pelas funcionárias que além de não lhe prestarem nenhum socorro ainda a trataram muito mal e com desdém. Esse é o verdadeiro retrato da saúde luziense, que os petistas insistem em dizer que está a mil maravilhas, mas isso tem nome e sobrenome: caos e pouca vergonha...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.