A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Maioria dos eleitores do Pará é contra a divisão do Estado

É o que afirma a pesquisa do instituto DataFolha, encomendada pela Tv Liberal e jornal Folha de São Paulo, divulgada nesta sexta-feira [11]. Foram realizadas 880 entrevistas em 42 municípios paraenses, no período de 7 a 10 de novembro de 2011 e registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número – 46041/2011. Os eleitores, acima de 16 anos, responderam as seguintes perguntas: 'Você é a favor da criação do Estado de Carajás?' e 'Você é a favor da criação do Estado do Tapajós?'.

Carajás - Em relação ao estado de Carajás 58% do entrevistados disseram 'Não' à divisão. Já 33% falaram que 'Sim', são a favor da divisão. Responderam 'Não sabe' 8%. Segundo a pesquisa, a divisão do Pará em duas novas unidades federativas é rejeitada pela população do estado, mas encontra respaldo entre os eleitores que estão nas áreas onde seriam criados os novos estados de Carajás e Tapajós.

A principal resistência à criação dos novos estados vêm da área onde ficaria o novo Pará, reduzido em seu território. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Tapajós - O índice dos eleitores que votariam favoravelmente à divisão do Pará para a criação do Estado do Tapajós é idêntico ao dos que têm a mesma opinião sobre Carajás: 33% são a favor do surgimento de Tapajós, e 58%, contra. O índice dos que não souberam responder foi de 10%. Nos dois casos - Tapajós e Carajás - a pesquisa ressalta que a soma não totaliza 100% por causa do arredondamento das casas decimais. Uma vez que o Datafolha não divulga os resultados com casas decimais essa diferença pode acontecer.


Entre os eleitores que moram no território dos possíveis novos estados, o apoio é maior à divisão. No Carajás, 84% são a favor de que a região se torne um novo estado. No Tapajós, são 77% os favoráveis à criação do estado. Entre os eleitores do Pará remanescente, 80% são contra a criação do Carajás e 77% são contra Tapajós.

O plebiscito irá consultar, no dia 11 de dezembro de 2011, a população do Pará sobre a divisão do atual território do estado em duas novas unidades federativas.

Dois números serão utilizados no dia do Plebiscito. O '55' deverá ser escolhido pelos eleitores que deciderem pela não criação dos estados e o '77' para os que forem favoráveis ao desmembramento do Estado.

Portal ORM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.