A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Assalto cinematográfico em Marabá com fogo em ponte, explosão de empresa de valores e rastro de destruição. Estima-se que foram levados R$ 50 milhões

Com informações do Blog do Zé Dudu


A madrugada desta segunda-feira, 5, foi marcada em Marabá, no sudeste do estado, por um assalto inédito na história do município e, talvez, do Pará. Uma quadrilha fortemente armada, com dezenas de bandidos encapuzados, explodiu a sede da empresa de valores Prosegur, que guarda todo o dinheiro que abastece as agências bancárias de Marabá e região, levou milhões, deixando um rastro de destruição no quarteirão.

Os bandidos chegaram ao prédio da Prosegur [localizado na Avenida Itacaiúnas, 1.470] por volta de 1h40. Se espalharam pelo quarteirão e evitaram que populares se aproximassem. Soltaram rajadas de bala para afugentar pessoas e ao mesmo tempo para anunciar aos vizinhos o início da operação de guerra. Cinco minutos depois fizeram a primeira detonação de bananas de dinamites que destruiu o muro da empresa e os veículos que estavam estacionados em frente. Passados mais cinco minutos veio a segunda detonação: precisa e cirúrgica para abrir o cofre.

Com o auxílio de quatro camionetes e um Corola, os bandidos encheram os veículos com sacos de dinheiro. A ação da quadrilha durou cerca de 40 minutos. Na fuga, os bandidos chegaram a trocar tiros com policiais militares que estavam em uma viatura em frente ao aeroporto. Era a única equipe que estava do lado de cá da ponte sobre o Rio Itacaiunas. No tiroteio, uma policial ficou ferida na perna, mas nada de grave.

A empresa fica localizada no núcleo Cidade Nova, enquanto quartéis da PM, sede da Polícia Civil, Exército e Polícia Federal estão todos sediados no núcleo Nova Marabá. Para chegar ao Cidade Nova precisariam passar pela ponte sobre o Rio Itacaiunas, de 510 metros. Estrategicamente, os bandidos fecharam as duas pontes que unem os dois núcleos com duas carretas, ateando fogo sobre elas.

A polícia ficou entrincheirada do outro lado. E, segundo moradores da Rua Itacaiunas, só conseguiu chegar à sede da Prosegur dez minutos depois que os bandidos foram embora. Relatos desses mesmos vizinhos dão conta que os bandidos não levaram todo o dinheiro. O despojo ficou para populares que entraram na sede da empresa logo depois dos bandidos e saíram com sacos de dinheiro. “Um cara saiu com sete sacos de dinheiro. As pessoas levaram pacotes e pacotes. Acho que vão se apanhados depois”, disse um dos vizinhos da Prosegur, que pediu reserva de seu nome.

O Tático foi o primeiro a chegar ao local e tomou pacotes de dinheiro dos populares que entraram no prédio da Prosegur depois dos bandidos.

Os bandidos fugiram em direção a Itupiranga, pela BR-230 [Transamazônica]. A cerca de 14 quilômetros da cidade, entraram em quatro lanchas e atravessaram o Rio Tocantins, onde outros veículos os aguardavam do outro lado, onde continuaram a fuga por uma estrada vicinal.

A hastag #PrayForMarabá [ore por Marabá] ocupou no início da manhã o Trend Topic do Twitter, assim como no Moments, com fotos e vídeos do evento, com carros pegando fogo.

Alguns boatos ainda na madrugada davam conta que a quadrilha teria roubado um avião no aeroporto de Marabá para a fuga, mas funcionários do Aeroporto não confirmara essa versão. “Ainda na madrugada uma aeronave de UTI Aérea levantou voo com uma criança. Talvez isso tenha causado toda a confusão”, disse um informante do blog.

Segundo um funcionário da Prosegur, nesta época do mês, véspera de pagamento de salários, há cerca de 50 milhões no cofre da empresa.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.