A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Consagrada nas urnas como a vereadora mais votada de Cachoeira do Piriá, a ex-prefeita Bete Bessa se consolida como uma das principais lideranças políticas do município

A ex-prefeita Bete Bessa já faz parte da história política de Cachoeira do Piriá, tanto se tornar a primeira mulher eleita prefeita do município, fato ocorrido em 2012, quanto por ter sido a vereadora mais votada com o maior número de votos da história de Cachoeira, na eleição do último domingo, 15.

As duas vitórias não teriam sido possíveis não fosse a grande liderança - incontestável e consagradora - da empresária do setor de mineração, fundamental para o ótimo desempenho nas urnas nas duas eleições, deixando evidente o seu robusto capital político que à tornou um fenômeno eleitoral.

Porém, o desempenho surpreendente de Bete não evitou uma derrota vergonhosa do seu pupilo, o atual prefeito Leonardo Vele, para o seu arqui-inimigo Mundô da Farmácia eleito prefeito em 2020. Olhando por esse prisma, não seria fácil entender a diferença tão bizarra entre dois eventos indissociáveis, mas se levarmos em conta o contexto político polarizado que predomina no "El Dorado da Pará-Maranhão" e o fato de Leonardo ser um "filho adotivo" de Cachoeira, fica mais fácil de entender o resultado das urnas que consagrou Mundô.

Em 2016 embora com todas as credenciais e o direto de disputar um segundo mandato, que pelas perspectivas desenhava-se como favas contadas, Bete decidiu deixar o ringue político e apoiar Leonardo, até então praticamente um ilustre desconhecido do eleitorado cachoeirense. Deu certo. Com seu prestígio e capilaridade política Bete deu a vitória, sem percalços, ao atual prefeito que em grande parte deve-lhe a conquista do cargo político mais poderoso do município.

E mais, a força de Bete além de eleger o sucessor também elegeu a grande maioria dos integrantes da Câmara Municipal, capitalizando inclusive os campeões de votos naquele pleito que lhe garantiu a conquista da presidência da casa com facilidade.

Portanto, levando-se em conta as três últimas eleições, vê-se que Bete Bessa tem conseguido aumentar sua popularidade ampliando cada vez mais o seu latifúndio eleitoral e dando torque à sua atuação política no município vizinho, cuja história não pode ser mais contada sem um capítulo dedicado especialmente à "D. Bete", que com todas essas credenciais só não retorna ao comando do município se não quiser.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.