A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

O novo mapa político do estado do Pará após as eleições

Encerrado o primeiro turno das eleições municipais já é possível fazer um diagnóstico político, a partir do resultado das urnas, analisando o desempenho das legenda por todo o estado, já focando no cenário de 2022 que dobra a esquina logo ali. Indiscutivelmente o governador Helder Barbalho foi o grande vencedor desse pleito, saindo muito maior das urnas apesar do fracasso retumbante no maior colégio eleitoral do estado, a capital Belém, que foi fundamental para a vitória de 2018 quando chegou ao Palácio dos Despachos com uma votação consagradora em Belém e na Região Metropolitana.

Com 59 prefeituras conquistadas pelo MDB - partido conduzido por quase quatro décadas com mão de ferro pela toda poderosa Família Barbalho -. o que representa mais de um terço dos municípios paraenses, incluindo-se aí três dos cinco maiores colégios eleitorais do estado - Ananindeua, Parauapebas e Castanhal - Helder mostrou capilaridade e inteligência nas articulações políticas bem sucedidas que o fazem um exímio articulador, agregando capital político e dando fluidez eleitoral à legenda que tem "debaixo do sovaco". E mais, o resultado das urnas mostraram que Helder não foi atingido pelos recentes escândalos envolvendo o seu governo e até ele próprio, que resultaram em duas batidas policiais no gabinete do governador, em órgãos públicos estaduais de primeiro escalão e até mesmo em endereços particulares do chefe do executivo e de aspones que gozavam da sua estreita relação pessoal, cujos nomes foram citados em malfeitos envolvendo desvios de milhões em dinheiro público durante as ações de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. Pelo visto, Helder saiu incólume e com grandes possibilidades de renovar o mandato por mais quatro anos na próxima eleição.

Além do MDB, partidos que orbitam o governo e lhe dão sustentação política na Assembleia Legislativa, a exemplo do PL, do vice-governador Lúcio Vale, que emergiu das urnas como a terceira maior força política do estado com o PSD, legenda que também reza na cartilha do Palácio dos Despachos, em segundo lugar, completando o pódio e somando mais de 90 prefeituras, também entram no radar do governador inflando ainda mais o seu portifólio político-eleitoral.

Por outro lado, essa eleição revelou-se uma madrasta para a pífia oposição, capitaneada pelo PSDB, praticamente dizimada já em 2018 pela vitória de Helder. O tucanato que em tempos áureos do seu longo reinado de mais de 20 chegou a conquistar mais de 40 prefeituras, inclusive o maior colégio eleitoral, Belém, teve que se contentar com miadas 13 prefeituras, nenhuma com densidade eleitoral capaz de dá torque aos planos de reconstrução da legenda no estado.

Pelo que desenha no horizonte, não há vida fácil nem perspectivas de reação para os partidos de oposição ao governo de Helder Barbalho que caminha a passos largos rumo a um novo triunfo em 2022.

Antes de encerrar essa discussão, faz-se necessário dá uma espiadinha no campo partidário progressista, cujas legendas de centro-esquerda são as estrelas: PT, PDT, Psol e PSB. Com a definição para o segundo turno em Belém e Santarém, esse espectro político poderá dá um passo importante se conquistar a maioria do eleitorado no primeiro e terceiro maior colégio eleitoral do estado, com o Psol na capital e o PT, na Pérola do Tapajós, respectivamente.

Ainda sob o reflexo das duas últimas eleições, 2016 e 2018, e sob a pressão dos escândalos da Lava Jato e da prisão de Lula, o capitão-mor do petismo, o PT foi o partido que mais minguou no Pará, ficando bem longe do seleto clube de maiores conquistadores de prefeituras, que costumava frequentar na década de 2000 quando chegou a eleger mais de 30 prefeitos, inclusive o de Belém. Mas o PT minguou, e muito conquistando até agora somente 3 prefeituras.

Vamos ao seguinte cenário [quantitativo de prefeituras paraenses que os partidos conseguiram] após a análise da ressonância desses números:

MDB: 59 Prefeituras - Acará, Alenquer, Almerim, Ananindeua, Anapu, Augusto Correia, Aurora do Pará, Aveiro, Bannach, Brasil Novo, Breves, Bujaru, Cachoeira do Arari, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Curuçã, Gurupá, Itaituba, Mãe do Rio, Marapanim, Mocajuba, Moju, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Nova esperança do Piriá, Nova Ipixuna, Nova Timboteua, Novo Progresso, Óbidos, Parauapebas, Peixe-Boi, Piçarra, Placas, Portel, Prainha, Quatipuru, Rio Maria, Rondon do Pará, Rurópolis, Santa Bárbara do Pará, Santa Cruz do Arari, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguia, São Domingos do Araguia, São Domingos do Capim, São Félix do Xingu, São João da Ponta, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Sapucaia, Tailândia, Tucuruí, Ulianópolis e Uruará

PSD: 18 Prefeituras - Afuá, Bagre, Baião, Curralinho, Eldorado dos Carajás, Faro, Ipixuna do Pará, Itupiranga, Magalhães Barata, Marabá, Novo Repartimento, Paragominas, Ponta de Pedras, Redenção, Santa Maria do Pará, São Francisco do Pará, Terra Santa e Vigia

PL: 16 Prefeituras - Abel Figueiredo, Barcarena, Breu Branco, Capitão poço, Floresta do Araguia, Irituia, Jacundá, Maracanã, Salinópolis, Santarém Novo, São Sebastião da Boa Vista, Soure, Tomé-Açu, Trairão, Viseu e Xinguara

PSDB: 13 Prefeituras - Abaetetuba, Água Azul do Norte, Anajás, Bragança, Dom Elizeu, Igarapé-Açu, Jacareacanga, Limoeiro do Ajuru, Medicilândia, Melgaço, Ourém, Palestina do Pará e Tucumã

PSC: 5 Prefeituras - Bom Jesus do Tocantins, Muaná, Pacajá, Senador José Porfírio e Terra Alta

PTB: 5 Prefeituras - Bonito, Chaves, Porto de Moz, São Geraldo do Araguia e Tracuateua

DEM: 4 Prefeituras - Inhangapi, Primavera, Santa Isabel do Pará e São Caetano de Odivelas

Podemos: 4 Prefeituras - Benevides, Curuá, Pau D'arco e Salvaterra

PSB: 4 Prefeituras - Altamira, Garrafão do Norte, Santa Luzia do Pará e Vitória do Xingu

PDT: 2 Prefeituras - Brejo Grande do Araguaia e São João do Araguaia

PT: 2 Prefeituras - Concórdia do Pará e Igarapé-Miri

Avante: 1 Prefeitura - Ourilândia do Norte

PMN: 1 Prefeitura - Oeiras do Pará

PRTB: 1 Prefeitura - Oriximiná

Solidariedade: 1 Prefeitura - Cachoeira do Piriá

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.