A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo especial eleições


Campeão
Ahrnon Oliveira sagrou-se mais uma vez o vereador mais votado de Santa Luzia do Pará, deixando claro que o jovem parlamentar independente do DNA político, tem futuro promissor e pode "caminhar com as próprias pernas". O primeiro lugar no pódio foi garantido com a votação praticamente inalterada em relação à 2016, quando obteve 759 votos contra 739 em 2020.

Deputado
Como parlamentar mais votado do pleito e com baixíssima rejeição entre todos os segmentos políticos de Santa Luzia do Pará, Ahrnon Oliveira se credenciou à uma candidatura a deputado estadual em 2022. Sobrinho do prefeito eleito Adamor Aires, Ahrnon poderá repetir a trajetória do tio, que foi duas vezes eleito o vereador mais votado do município para em seguida se eleger deputado estadual com mais de 23 mil votos, o décimo mais votado daquela eleição para a Assembleia Legislativa.

Juventude
O mais jovem vereador da história de Santa Luzia do Pará, eleito no último domingo, Kaio Lucena tem apenas 18 anos, completados em abril. Kaio dá continuidade a trajetória iniciada pela avó, a ex-professora Olinda Lucena eleita em 2012 que chegou à presidência da câmara, mas na eleição de 2016 foi substituída pelo filho Edivaldo [Galo Cego], pai de Kaio. Levando-se em conta que as três candidaturas representam o mesmo segmento familiar, e portanto a mesma fatia do eleitorado luziense, os números em termo de votos variaram pouco nas três eleições. Olinda obteve 695 votos em 2012, Galo - que não concluiu o mandato por problemas com a justiça eleitoral - foi eleito por 626 votos há quatro anos e Kaio com 631 votos no último domingo.

Interior
O número de representantes do interior na Câmara Municipal caiu em relação à 2016 quando cinco vereadores com base nas comunidades foram eleitos. A saber, em 2016 Bastião do Pau de Remo, Marinho do Broca, Marcos do Broca, Zé dos Santos e Sávio do Cecéu lograram êxito nas urnas e formavam a bancada do interior. No último domingo, 15, apenas quatro parlamentares com votação expressiva nas comunidades se elegeram: Marinho do Broca, Sávio do Cecéu, Zeca do Bento e Bastião do pau de Remo. 

Bancadas
As maiores forças políticas que emergiram das urnas neste ano em Santa Luzia do Pará foram o PSB, com 05 parlamentares eleitos, número suficiente para garantir a governabilidade do prefeito Adamor pelos próximos quatro anos; o MDB, que elegeu 03 vereadores, e o PL, que elegeu 02. O PT, que integra a base da oposição só conseguiu eleger um vereador.

Fona
O pior desempenho entre os partidos na eleição deste ano em Santa Luzia foi o do PT, que elegeu o vereador menos votado, Samuel do Corujinha, eleito graças ao quociente partidário com apenas 352 votos.

O retorno de Jedi
O ex-vereador Negunho Côco retornou à câmara de forma triunfal, reconduzido ao cargo, depois de 12 anos, montado em uma votação consagradora. O terceiro mais votado da eleição do dia 15, Neguinho recebeu 656 votos confirmando o seu favoritismo em todas as bolsas de apostas. Neguinho conquistou assento na câmara por duas vezes, em 2004 e 2008 e até hoje é lembrado como um dos parlamentares mais atuantes do município.

Representatividade
O número de representantes do sexo feminino na câmara de Santa Luzia do Pará permanece inalterado na próxima legislatura, apenas trocando de figura. Sai a vereadora Socorro Saldanha, reprovada nas urnas, e entra a vereadora eleita Nalvinha a única mulher que conseguiu se eleger domingo.

Despedida
A propósito da vereadora Socorro Saldanha, eleita quatro vezes consecutivas, a votação da parlamentar encolheu desde 2012 quando foi eleita em primeiro lugar com 811 votos. Quatro anos depois, a votação da vereadora foi reduzida praticamente pela metade, chegando em décimo lugar com apenas 427 votos. E no último domingo [15] não conseguiu renovar o mandato por que obteve apenas 272 votos.

Números
Santa Luzia do Pará tem 17.036 eleitores aptos a votar segundo dados do TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Porém, somente 13.790 compareceram à urnas no último domingo, configurando uma abstenção de 19% o que representa em números absolutos, ausência de 3.246 eleitores. Já 103 eleitores optaram por votar em branco [0,75%] e 481 decidiram anular o voto [3,49%].

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.