Criação do município de Moraes de Almeida, no Pará, é aprovada por mais de 94% dos eleitores de Itaituba
Os eleitores de Itaituba também foram às urnas para votar pela emancipação ou não do atual distrito de Moraes Almeida, há 300 km da sede do município. O resultado foi que cerca de 49.980 mil eleitores [94,38%], votaram SIM para a criação do 145º município paraense.
Isso com 100% de apuração das urnas no final da noite do último domingo, 15. Para a aprovação da emancipação, bastava 51% da opinião pública em termos de votos. Por outro lado, 2.974 eleitores, que corresponde a 5,62%, votaram contra a emancipação de Moraes Almeida.
O distrito, localizado às margens da BR-163, a Santarém-Cuiabá, é considerado um dos que mais vem se desenvolve na região do alto Tapajós, principalmente na vertente econômica, alavancado pela riqueza mineral, florestal e pecuária que o local abriga.
Moraes de Almeida possui área de 12.000 quilômetros quadrados e tem mais de 10.000 habitantes. Além de Itaituba, faz fronteira com os município de Novo Progresso e Altamira.
O projeto de criação do novo município será discutido e votado no plenário da Assembleia Legislativa, se recusado será arquivado e se for aprovado segue para a sansão do governador Helder Barbalho que decidirá se cria ou não o novo município paraense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário