A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Quem assume a vaga dos três deputados eleitos prefeitos no Pará?

Da esquerda pra direita: Edmilson Rodrigues [Psol], Renato Ogawa [PL] e Dr. Daniel [MDB]
O resultado das urnas não foi favorável para a maioria dos deputados estaduais do Pará que disputou o cargo de prefeito nas eleições desse ano. Nove parlamentares entraram na corrida eleitoral e apenas sete poderiam ser eleitos, porque alguns concorriam em um mesmo município, mas no final, somente dois saíram vitoriosos. Mesmo assim, essas eleições provocaram importantes mudanças no parlamento estadual que vão ser concretizadas a partir de janeiro, quando os dois eleitos, Dr. Daniel Santos [MDB] e Renato Ogawa [PL], assumem as prefeituras de Ananindeua e Barcarena, respectivamente.

Também haverá mudança na composição da bancada paraense na Câmara dos Deputados por que o deputado federal Edmilson Rodrigues [Psol] se elegeu neste domingo [29], em disputa de segundo turno, prefeito de Belém.

Quanto à Ogawa e Dr. Daniel, eles são presidente e 1º vice-presidente da Alepa - Assembleia Legislativa do Estado do Pará, e precisam renunciar até o dia 31 de dezembro deste ano, bem como Edmilson Rodrigues também. Os suplentes assumem logo no mês seguinte, ou seja, em janeiro. No lugar de Daniel, entra o atual vereador de Belém, Adriano Coelho, do PDT, que é o primeiro suplente da coligação pela qual ambos concorreram em 2018. Porém, a ida de Adriano para a Alepa não vai gerar alterações na composição da Câmara Municipal de Belém para a próxima legislatura, por que ele não disputou a reeleição esse ano, abrindo espaço para o irmão, João Coelho [PTB], que conseguiu se eleger.

Já o primeiro suplente do PL, partido do prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, é José Maria Tapajós, atual vice-prefeito de Santarém - reeleito neste domingo em segundo turno na chapa de Nélio Aguiar [Dem] - que até o momento não se pronunciou se vai continuar como vice-prefeito ou vai para a Assembleia Legislativa.

O segundo suplente de Ogawa, caso José Maria Tapajós opte por permanecer como vice-prefeito, é Renato Oliveira [PL], vereador de Bragança que concorreu ao cargo de prefeito, mas perdeu.

Já a vaga de Edmilson Rodrigues na Câmara Federal, quem assume é a vereadora eleita de Belém, Vivi Reis [PSOL], a mulher mais votada na capital paraense no último dia 15 e a quinta com mais votos entre todos os candidatos, com quase 10  mil votos. Ela é suplente de Edmilson, e na vaga que ela deixa na Câmara Municipal de Belém, assumirá sua suplente, a Enfermeira Nazaré, também do PSOL, que recebeu 4.023 votos no pleito.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.