A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Seca penaliza população de Viseu

Cerca de 16 mil moradores de Viseu sofrem com a falta de chuvas e, consequentemente, de água nas torneiras desde o final do mês de agosto, de acordo com os moradores mais antigos da região, está é a pior seca dos últimos 50 anos.

A falta de água já comprometeu a produção agrícola do município e muitos animais estão morrendo, obrigando o prefeito da cidade, Cristiano Vale, a decretar situação de emergência nos próximos dias. Cristiano terá um encontro com o governador Simão Jatene e outros prefeitos do nordeste paraense para discutir formas de amenizar o problema na próxima semana e um ofício também já foi protocolado na Cosanpa [Companhia de Saneamento do Pará] solicitando providências.

Porém, a Cosanpa afirma que sua capacidade de captação e distribuição entrou em colapso nas últimas semanas e já não há mais a possibilidade de atender a população. A prefeitura, então, lançou mão de alternativas para amenizar o problema, foram mais de R$ 50 mil investidos na construção de poços ao longo do rio Caetecueira e instalados 1.600 metros de canos para levar a água até a cisterna da Cosanpa, mas a alta demanda atrapalha o fornecimento. E para piorar, nas casas que não dependem do abastecimento da Cosanpa, os poços artesianos já estão praticamente secos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.