A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Promotor de justiça de Capanema lança "Cinema Para Todos"

O MPE-PA [Ministério Público do Estado do Pará], por meio do promotor de justiça Nadilson Portilho Gomes, lançou, na última sexta-feira, 09, na comunidade de Mirasselvas, zona rural do município de Capanema, o projeto intitulado o “Ministério Público e o Cinema para Todos”, com apoio do grupo cultural “Os Timbiras”. Outras apresentações já ocorreram nas comunidades rurais de Tauari e São Leandro nesse final de semana.

O projeto é desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Capanema e que tem por objetivo exibir filmes e documentários com a temática de direitos humanos, de forte base cultural e educacional e de conscientização de direitos.

De acordo com o promotor, o “MP e o Cinema para Todos” foi motivado pelo fato da população de Capanema não ter acesso a uma sala de cinema, especialmente aqueles desfavorecidos, que não possuem contato algum com produções cinematográficas, ficando uma grande maioria sujeito apenas às programações da rede de televisão comercial.

Por meio dessa iniciativa o Ministério Público visa dar cumprimento ao texto constitucional de 1988, conforme previsto: Art. 215, que diz: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

De acordo com a Promotoria de Justiça de Capanema, o projeto também oportuniza à população em geral o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual e apresenta o cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento. Além de desenvolver, a partir do gosto pelo cinema, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral.

"Tudo isso possibilita o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas por meio de filmes e documentários e estimula que alunos e a comunidade em geral criem o hábito de assistir filmes e documentários, estimulando assim o aprendizado cultural e artístico, promovendo a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos das escolas e comunidades em geral, especialmente as mais vulneráveis socialmente", complementa Nadilson Portilho.


Texto e fotos: Promotoria de Justiça de Capanema
Edição: Ascom MPPA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.