A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Prefeitos do Pará participam em Brasília da Marcha Nacional dos Prefeitos em Defesa dos Municípios

Direto de Brasília o prefeito de Santa Luzia, Edno Alves mandou um recadinho para o seu povo.


Em Brasília, um grande número de prefeitos paraenses participam da campanha "Não Deixem Os Municípios Afundarem", realizada pela CNM [Confederação Nacional dos Municípios], que tem como pauta principal o AFM [Auxílio Financeiro aos Municípios] que deve ser dividido por todas as prefeituras do país nos mesmo moldes que o FPM - Fundo de Participação dos Municípios. Durante os dois dias de programação na capital federal os gestores foram recebidos pelos parlamentares da bancada do estado no Congresso Nacional e aguardam audiência com o presidente da República Michel Temer.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar o congresso e o governo em busca de uma solução para a grave situação financeira dos municípios e reforçar o diálogo com a categoria. As reivindicações são muitas, mas para não haver dispersão, a CNM elencou as mais urgentes que serão trabalhadas no desenrolar do movimento municipalista essa semana no Planalto Central.

Confira
  • Junto ao poder executivo está a proposta de concessão de Auxílio Financeiro aos Municípios. Se a pressão dos prefeitos surtir efeito e forçar a liberação dos recursos, o repasse emergencial, estimado em R$ 4 bilhões, poderá trazer alívio para as finanças dos municípios.
  • Por outro lado, tramita no Congresso Nacional a derrubada do veto ao Encontro de Contas. A medida foi apreciada por deputados e senadores, mas quando chegou à presidência, foi vetada. Agora, a proposição retorna ao Congresso, que pode reforçar seu entendimento da necessidade de equalizar os débitos entre União e Municípios.
  • Já no Senado estão em tramitação matérias importantes como a que trata do aumento em 1% o repasse do FPM e a que prevê atualização dos valores dos programas federais. Na Câmara dos Deputados a expectativa de aprovação gira em torno de temas, como por exemplo, a mudança no critério de reajuste do piso do magistério e a prorrogação do prazo para destinação adequada dos resíduos sólidos.
Com a corda no pescoço, a maior esperança dos prefeitos é conseguirem a liberação do AFM, do contrário a grande maioria dos municípios não terão como honrar compromissos urgentes como a folha de pagamento do 13º salário agora no final do ano.

O prefeito de Ourém, Junhão, está em Brasília participando da marcha dos prefeitos em defesa dos municípios

Uma manifestação que contou com cerca de mil gestores na manhã desta quarta-feira, 22, repetiu a palavra de ordem “Não tem jeito, tem que ajudar os prefeitos” em frente frente ao Congresso Nacional, nos gramados da Praça das Bandeiras. A mobilização que faz parte da campanha Não Deixem Os Municípios Afundarem e busca ilustrar a realidade municipal, alocou um barco inflável no mesmo gramado e os prefeitos fincaram no chão um barco de papel, em ato simbólico à grave crise que enfrentam, que deixa as finanças municipais prestes a naufragarem.

Edilma Alves, prefeita de Garrafão do Norte, também está na luta em busca de solução para a grave crise financeira que está prejudicando os municípis
Diversos parlamentares municipalistas compareceram à manifestação e fizeram uso da palavra, quando se comprometeram com a pauta do movimento e confirmaram as ações em prol da derrubada do veto ao Encontro de Contas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Engraçado, ele não tem jeito de prefeito e nem teve argumentos em sua fala. Apenas repetiu a mesma coisa várias vezes... 🤔

Tecnologia do Blogger.