A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Audiência pública discute a implantação da Ronda Escolar e do Proerd nas escolas do município

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd, e a Ronda Escolar, da Polícia Militar do Pará, foram temas de discussão durante uma audiência pública realizada na quinta-feira [08] da semana passada, no plenário da Câmara Municipal. Diante do avanço assustador do tráfico e do consumo de drogas no município, constatados nos últimos anos pela atuação da polícia que vem trabalhando fortemente na repressão aos crimes decorrentes do uso de entorpecentes no município, faz-se necessário a união dos órgãos públicos para trabalharem na prevenção e no combate a essa praga da sociedade moderna que já é considerada problema de saúde pública e desajuste da ordem social.

O Proerd é um programa de caráter social e preventivo onde policiais militares vão às salas de aula das escolas de ensino público do município para ministrar palestras semanais alertando sobre o perigo das drogas para os estudantes e toda a comunidade escolar. É uma necessidade urgente que requer atenção das autoridades municipais e estaduais.

"Nossa preocupação efetiva é que a implantação dessas políticas publicas na área de segurança impliquem no fortalecimento das ações de combate e repressão ao avanço das drogas entre os jovens, principal alvo dos traficantes que vêem nessa classe os consumidores em potencial", explicou o propositor da audiência e coordenador do Proerd da 6ª Risp - Região Integrada de Segurança Pública, de Capanema, que tem jurisdição sobre Santa Luzia do Pará.

Presentes no encontro, diretores e representantes das escolas e também do Proerd e Ronda Escolar expuseram suas preocupações diante do quadro alarmante que afeta todo o estado do Pará, mergulhado em uma onda assustadora de violência. Também participaram do evento a secretária de Educação, Fabiana Lacerda; o secretário de Administração e Finanças, Nonato Albuquerque; o diretor de Segurança Pública do município, Francivar Nunes, e os vereadores Socorro Saldanha e Samuel do Corujinha, bem como representantes do Conselho Tutelar e das polícias Civil e Militar de Santa Luzia do Pará.

Segundo o coordenador do Proerd, o programa tem atingido os objetivos nos municípios onde já foi implantado e todos os que fazem parte do trabalho demonstram amor pelas ações de prevenção ao uso de drogas.

Fotos: Marcelo Matheus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.