A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Ações da prefeitura de Santa Luzia do Pará em parceria com o SENAR beneficiam a população com cursos de qualificação profissional na cidade e no interior

Quem busca uma vaga no mercado de trabalho, melhorar sua qualificação profissional para continuar atuando em um determinado segmento ou até mesmo pensa em abrir seu próprio negócio precisa investir muito em capacitação. A competitividade é enorme e, quanto mais qualificada for a pessoa, maior será sua chance de ter sucesso na conquista do emprego ou no seu empreendimento. A Prefeitura de Santa Luzia do Pará tem investido na promoção de ações de qualificação profissional para ampliar as chances dos cidadãos luzienses, promovendo diversos cursos profissionalizantes tanto na cidade quanto no interior em parceria com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que já deu oportunidade de aprender uma nova profissão ou adquirir mais conhecimentos para muitas pessoas desde o início deste ano.

Nesta nova etapa, foram ofertadas 40 vagas em dois cursos ministrados durante toda a semana passada no Anexo I do Cras, o curso de Confecção de Bonecas Artesanais, e no assentamento Quintino Lira, do MST [Movimento dos Trabalhadores Sem Terra], na comunidade do Pau de Remo, o curso de Olericultura, que é o cultivo de legumes e hortaliças.

Esta parceria com o Senar já qualificou mais de 100 pessoas no município e os cursos são destinados a pessoas em situação de desemprego, jovens [a partir de 15 anos], população das comunidades do interior e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho. Os cursos têm a carga horária composta por até 200 horas/aulas, nos turnos da manhã e da tarde.

O prefeito Edno Alves, acompanhado do secretário de Administração e Finanças, Nonato Albuquerque, que na quinta-feira [01] participou dos encerramentos do curso de Confecção de Bonecas Artesanais e na sexta-feira [02] do curso de Olericultura, lembra que o trabalho é a maior iniciativa social que uma gestão pública pode realizar, pois dignifica o cidadão. Para ele, o trabalho da prefeitura, em parceria com o Senar, na capacitação profissional é de alto nível. “As ações empreendidas pela prefeitura nessa área tem sido louváveis. Nas minhas andanças pelas comunidades, recebo um retorno bem positivo de pessoas que passaram por esses cursos e estão felizes pelo conhecimento adquirido.”, afirma o prefeito Edno.

Para o secretário municipal de Administração e Finanças, Nonato Albuquerque investir na qualificação profissional é o melhor caminho para a melhora dos indicadores sociais e econômicos da cidade. “A melhor política social que um gestor pode fazer é a voltada para a conquista do emprego e para a qualificação profissional. É muito importante ampliarmos as chances das pessoas na hora da busca por uma vaga no mercado de trabalho. A prefeitura vem realizando um grande serviço nessa área.”, destaca Nonato.

Vale ressaltar que a prefeitura de Santa Luzia do Pará além de oferecer a qualificação profissional ainda dá suporte para para a população atendida com a construção de viveiros e oferta de mudas e insumos agrícolas, afim de reforçar a agricultura familiar cuja boa parte a produção é absorvida pela pelo programa de alimentação escolar. Várias comunidades já foram atendidas com esses cursos dando novas oportunidades ao homem do campo.






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.