A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Operação da Polícia Federal desarticula esquema criminoso de extração de madeira na reserva indígena Tembé, nesta terça-feira

A Polícia Federal desarticulou um esquema criminoso de comércio ilegal de madeira extraído da reserva indígena Alto do Rio Guamá, no nordeste do Pará. A Operação Tembé II foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 27. Foram cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 10 de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e 13 bloqueios de valores e sequestro de ativos financeiros, nos municípios de Belém, Paragominas e Nova Esperança do Piriá.

A PF estima que eram retirados da área, aproximadamente 6 mil metros cúbicos de madeira, o que representa uma quantia de R$ 6,4 milhões, por mês. As investigações iniciaram no segundo semestre de 2016.

Foram localizadas oito madeireiras que operavam clandestinamente, retirando, beneficiando e comercializando ilegalmente, madeira de área federal. Os investigados responderão pelos crimes ambientais, receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão.

Investigação

No período das investigações também foi realizada uma fiscalização pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará - Semas, com o objetivo de apreender os produtos florestais extraídos e comercializados ilegalmente. A ação ajudou a identificar os responsáveis e a materialidade delitiva dos crimes investigados.

A primeira fase da Operação Tembé foi realizada em agosto de 2017. Na ocasião foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão no município de Nova Esperança do Piriá com a finalidade de buscar elementos que demonstrassem o cometimento de delitos ligados à extração ilegal de madeira.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.