A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


De volta
Na semana passada o ex-secretário de Administração e Finanças do município, Guilherme Gomes, que deixou o cargo no meio do ano passado - a pedido - retornou ao governo Edno Alves agora em uma nova função. Guilherme assumiu o comando da chefia de gabinete, cargo que - por ironia do destino - estava vazio desde sua saída quando o então chefe de gabinete, Nonato Albuquerque, foi remanejado exatamente para a Secretaria de Administração e Finanças. Como diz um velho ditado. "O bom filho à casa torna."

Troca de comando
A Secretaria de Obras, Transportes e Serviços também foi alvo de mudança na semana passada. Saiu Marcos Paulino, no cargo desde a posse do prefeito Edno Alves, e assumiu Bené Costa. A troca de comando aconteceu na última sexta-feira [02] em ato conduzido pelo próprio prefeito na sede secretaria.

Pendurando as chuteiras
Fonte do blog que circula com desenvoltura nos bastidores políticos da City, confidenciou que no apagar das luzes de 2018 teve um encontro ao acaso com o ex-vice prefeito Robson Federal. Durante um fortuito e rápido bate papo rolou a inevitável pergunta: se ele ainda pensa em voltar à política. Robson que elegeu-se vereador por duas vezes e comandou a poderosa Secretaria de Educação no ex-governo Adamor Aires confessou que pendurou as chuteiras e não tem intenção de voltar a fazer política. Disse ainda que está próximo de se aposentar como policial rodoviário federal e só quer curtir a família depois que vestir o pijama.

Concurso
No final do mês passado o presidente da Câmara, vereador Galo Cego, foi recebido em audiência pelo promotor da Comarca de Santa Luzia, Januário Constâncio, para tratar do TAC - Termo de Ajuste de Conduta, firmado junto ao Ministério Público, que rege sobre a realização de concurso público para o preenchimento de todo o quadro de servidores da Câmara Municipal. Em contato com o parlamentar, este blog ouviu que dentro de 60 dias haverá nova audiência quando será apresentado ao chefe do MP local o projeto para a realização do certame e a previsão é que o concurso seja realizado ainda no primeiro semestre deste ano.

Revitalização
Apesar das críticas - a maioria sem o menor fundamento - de setores da oposição, bem como de alguns insatisfeitos, em relação aos serviços de revitalização dos canteiros e do calçadão da Castelo Branco, que estão sendo tocados pelo prefeito Edno Alves, vale ressaltar que os espaços estão ganhando cara nova e embelezando o centro da cidade. Com a retirada de alguns canteiros e o alargamento do espaço para o tráfego de veículos, além de funcional os logradouros estão ficando bonitos e com um toque de novidade, já que havia anos, desde o ex-governo Louro do PT, não passavam sequer por uma pintura, quanto mais uma reforma profunda como a que está acontecendo.

Cidade universitária
Aos poucos Santa Luzia do Pará vai se transformando em cidade universitária. O primeiro passo foi dado ano passado com a implantação do Núcleo Universitário da Ufpa - Universidade Federal do Pará, juntamente com o curso de Pedagogia que funciona em período intervalar. Este ano, graças ao empenho da coordenadora do núcleo, professora Juliana Patrizia, juntamente com o prefeito Edno Alves e a secretária de educação, Fabiana Lacerda, foi dado mais um passo nesse sentido com a implantação do curso de Ciências Naturais. Os alunos do novo curso foram conhecidos na semana passada após a divulgação da lista dos aprovados no Processo Seletivo 2019 da Ufpa, e as aulas terão início em julho.

Pé na estrada
O jovem Leandro Lima - bacharel em Contabilidade, primogênito do ex-vereador Lucas Cavalcante [in memoriam] e líder do movimento Santa Luzia Livre, entre outras coisas - é candidatíssimo à prefeitura de Santa Luzia do Pará no próximo ano e já colocou o bloco na rua ao lado do igualmente jovem Léo Pereira - filho do saudoso empresário Neto Pereira - seu companheiro de chapa. No comando do Santa Luzia Livre, movimento que prega a renovação e combate as velhas práticas na arte de fazer política, Leandro vem chamando atenção nas redes sociais onde aparece com frequência e faz muito barulho com suas postagens pra lá de ácidas contra o atual e o velho sistema de poder no município. Porém, desde o mês passado Leandro vem atuando em um novo front de batalha. Tornou-se - a convite - correspondente de um programa de rádio veiculado simultaneamente aos sábados pelas emissoras Educativa FM [de Capanema] e Ouro Verde FM [de Capitão Poço] com foco em notícias e na política regional. O pré-candidato tornou-se uma pedra no sapato das velhas raposas políticas do município e tem incomodando com seus comentários.

Violência
Santa Luzia, bem como todo o estado do Pará, continua sofrendo com a violência que tem dado a tônica nos últimos anos e cresceu assustadoramente graças a inércia e ineficiência do governo tucano comandado por Simão Jatene nos últimos oito anos. Somente no último final de semana dois homicídios foram registrados no município, com um incêndio criminoso de uma residência. Os dois assassinatos, ambos por arma de fogo, aconteceram na noite de sexta-feira, 1º: um no Bairro da Paz e o outro na comunidade do Fuzil. Na noite de sábado, uma casa localizada em um bairro afastado do centro foi totalmente queimada. Testemunhas afirmam que o incêndio foi criminoso, motivado por vingança.

Força Nacional
Atendendo solicitação feita no início de janeiro pelo governador Helder Barbalho, a Força Nacional será enviada a Belém na primeira quinzena de março, segundo afirmou nesta terça-feira [05] o diretor da entidade, general Antônio Agnaldo de Oliveira. Ele disse ainda que o contingente será de 200 agentes no início da operação, mas pode chegar a quinhentos conforme o pedido do governador. Em ofício, Helder apresentou os índices alarmantes de criminalidade no estado, especialmente na Região Metropolitana de Belém, para justificar o pedido. De acordo com o diretor, a atuação da força ocorrerá exclusivamente na capital e região metropolitana.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.