A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Governo Municipal está implantando sistemas de abastecimento de água nas comunidades da zona rural através da perfuração de poços artesianos

Por meio de um acordo de cooperação técnica, celebrado entre a Fundação Nacional de Saúde - Funasa, e a prefeitura de Santa Luzia do Pará, através da Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos, sob o comando do secretário Tony Padilha, o governo Edno Alves iniciou na semana passada os serviços de perfuração de poços tubulares profundos [poços artesianos] nas comunidades da zona rural do município, resgatando um dos compromissos de campanha do prefeito Edno Alves, então candidato em 2016.

A primeira comunidade contemplada foi o Km 18, cujos poços estão sendo perfurados no bairro da Piçarreira, por duas frentes de trabalho em dois turnos: um de dia e outro à noite de modo que os serviços não sejam interrompidos e para que a conclusão dos trabalhos seja o mais breve possível.

De acordo com um cronograma estabelecido pela Secretaria de Planejamento, os serviços se estenderão para as demais comunidades beneficiando praticamente toda a população da zona rural do município até o fim do ano, com a implantação de sistemas de abastecimento de água para consumo humano, com a finalidade de captação de água subterrânea nas comunidades e outras localidades carentes de abastecimento público.

A prefeitura, por meio do acordo de cooperação técnica, disponibilizará para a consecução dos serviços, os seguintes equipamentos: um compressor rotativo, uma sonda rotativa para perfuração instalada em caminhão, um trator equipado com uma carroça, além de materiais auxiliares para a perfuração dos poços.

A população da comunidade do Km 18 agradeceu e parabenizou o poder executivo municipal pela iniciativa de buscar parcerias para disponibilizar os serviços de abastecimento de água potável, que irão beneficiar a zona rural. O prefeito Edno Alves, por outro lado, ressaltou que a prefeitura procura fazer investimentos visando a melhoria não só da qualidade de vida da população, mas também melhorar os indicadores de saúde e sociais dos luzienses com iniciativas como estas.

O prefeito Edno, destacou ainda que tem feito um trabalho de reconstrução na cidade de Santa Luzia do Pará que se estende à comunidade rural: “Foram mais de 30 pontes e toda a malha viária do município, recuperadas até o momento pela Secretaria de Obras, além de investimentos para renovar o maquinário para atender moradores da zona rural na época da plantação de feijão, e agora, cumprindo mais um compromisso assumido durante a campanha, disponibilizamos maquinários e recursos financeiros para a perfuração de poços artesianos”.

O secretário de Planejamento, Tony Padilha enfatizou que mais serviços como este estão vindo por aí para beneficiar a população luziense, especialmente os moradores da zona rural. "Estivemos na semana passada em Brasília correndo atrás de recursos e parcerias para o município. Fomos recebidos por deputados e senadores da bancada paraense no Congresso Nacional e foram encontros proveitosos. Os parlamentares se sensibilizaram com as nossas demandas e se colocaram à nossa disposição para conseguir recursos para investimentos em obras e serviços no município."


Fotos: Marcelo Matheus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.