A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Ordenação episcopal do novo bispo D. Manoel Filho

Com informações da Diocese de Bragança - texto e fotos

Na manhã de último domingo, 24, no ginásio de esportes Dom Eliseu Maria Coroli, em Bragança, aconteceu a Ordenação Episcopal do novo bispo Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, nomeado pelo Papa Francisco no último dia 19 de dezembro, Bispo Diocesano para a Igreja Particular de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas. Representando a Diocese de Palmeira dos Índios, estavam Dom Genival Saraiva de França, Administrador Apostólico, e nove Padres do clero da retrocitada diocese. Além de Dom Genival e os padres, estava também o vice-prefeito de Palmeira do Índios, acompanhado de um secretário e outros integrantes do governo municipal.

A celebração eucarística solene contou com a participação de uma grande quantidade de fieis - acredita-se que o ginásio Dom Eliseu estava com 99% de sua capacidade, que é de 5.000 pessoas - além de bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, freiras e religiosos. O sagrante principal foi Dom Jesus Maria Cizaurre, bispo diocesano de Bragança, e foram co-sagrantes Dom Carlos Verzeleti, bispo diocesano de Castanhal, e Dom Luis Ferrando, bispo emérito de Bragança.

A Santa Missa decorreu comumente até a Proclamação do Evangelho, quando se entoou o canto de invocação ao Espírito Santo, o "Veni Creator"; e leu-se o Mandato Apostólico. Em sua homilia Dom Jesus dirigiu-se principalmente ao ordenando, explicando os significados das insígnias que Dom Manoel, como bispo, passará a usar: o Anel, a Mitra e o Báculo. Fez questão de falar a Dom Manoel que, tanto aqui no Regional Norte 2, como lá no novo regional que passará a fazer parte, ele nunca estará só: sempre encontrará irmãos. Dom Jesus encerrou sua breve homilia afirmando a Dom Manoel: "hoje, mais do que nunca, você é configurado a Cristo".



Após a homilia, realizou-se o rito próprio da Ordenação Episcopal, cujo ponto alto é a Imposição das Mãos e a Prece de Ordenação. O novo bispo, Dom Manoel Filho, teve sua cabeça ungida com o Santo Crisma e recebeu o livro dos Evangelhos, e as insígnias de que Dom Jesus falara na homilia: o Anel, a Mitra e o Báculo.

Com a Profissão de Fé, tudo transcorreu conforme o modo ordinário da Santa Missa. Terminada a oração pós-comunhão, Dom Manoel Filho, percorrendo todo o ginásio, concedeu ao Povo de Deus a sua bênção episcopal. Esse foi um dos momentos de muita emoção para os fieis. Antes da bênção final, o novo bispo fez seus agradecimentos e foi saudado, dentre outras autoridades, por Dom Genival Saraiva e Pe. Clejean Melo, do clero de Palmeira dos Índios. 

Dom Manoel Filho ainda realizará várias celebrações na Diocese de Bragança antes de viajar para tomar posse em Palmeira dos Índios.

Em Bragança foi celebrada uma missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Morro, às 19 horas, desta segunda-feira, 25. A posse canônica acontecerá no próximo dia 10 de março, às 09 h, na Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios. Dom Jesus e vários padres do clero da Diocese de Bragança, assim como vários fieis, viajarão para Alagoas para participar da posse de Dom Manoel na Cúria Diocesana de Palmeira do Índios.

Descrição Heráldica e Simbólica do Brasão Episcopal de Manoel Filho

Dom Manoel Filho apresentou o seu brasão de bispo, por que cada titular de cargo eclesiástico – seja padre, bispo, arcebispo, etc. – tem como marca um brasão exclusivo, com símbolos próprios, que não se renovam nem se perpetuam.

A principal característica - e valor - dos brasões eclesiásticos é o facto de eles serem pessoais e intransmissíveis. Por isso cada brasão de armas eclesiástico é tão especial e raro, pois ele é um exemplar único!

Eis o brasão de Dom Manoel...



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.