A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Semana Santa com igreja vazia e celebrações transmitidas pela rádio e pelas redes sociais em Santa Luzia do Pará

Por orientação de uma portaria enviada a todos os sacerdotes da Diocese de Bragança, pelo bispo Dom Jesus Maria, na última sexta-feira [03], determinando que nenhuma igreja ou capela das paróquias jurisdicionadas sejam abertas ao público para as celebrações da Semana Santa. "Dentro do possível, determina o documento, que as celebrações sejam transmitidas pela televisão, rádio ou internet para que as pessoas possam acompanhar em suas casas o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, celebrado e atualizado na liturgia do Tríduo Pascal".

Também ficam suspensas, mesmo que realizadas em espaços abertos, as vias-sacras, procissões, dramatizações e outras atividades religiosas que conglomerem pessoas. Nesse sentido as paróquias adaptaram as celebrações da Semana Santa com criatividade e tecnologia, evitando qualquer ação que possa propagar o vírus.

A Paróquia de Santa Luzia irá transmitir as celebrações da Semana Santa através da rádio Curi FM e da internet com lives no Facebook e no Instagram, de modo que as pessoas possam acompanhar de casa sem a necessidade de gerar aglomeração na Igreja Matriz diminuindo assim os riscos de contaminação ou possível transmissão do vírus, como recomendam os órgãos de saúde pública.

Presente nas celebrações o mínimo de pessoas possível, apenas o padre, as freiras e a equipe litúrgica do dia, além da equipe técnica responsável pelas transmissões.

Segundo o bispo, as medidas foram tomadas em função dos governos municipais do território da Diocese, ante a pressão de alguns empresários, terem aberto mão de medidas mais firmes, assumidas anteriormente para enfrentar a pandemia da Covid-19 e liberado o comércio local, mas, a expansão do vírus continua sendo um perigo real que vem sendo comprovado pelo número de contaminados e mortos, que a cada dia vem crescendo no mundo inteiro e também no Brasil.

O documento datado de 3 de abril de 2020, foi divulgado nas redes sociais pelo Pe. Gerenaldo Messias, vigário geral da Diocese de Bragança, e as orientações seguem as determinações emitidas pela Santa Sé e adequadas pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Abaixo a programação oficial da Paróquia de Santa Luzia:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.