A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Segurança e ordem: ah, se isso existisse na City!

O número exacerbado de bares e botecos com horários de funcionamento ilimitado nas ruas e esquinas de Santa Luzia, tem causado grandes transtornos aos moradores que cercam esses estabelecimentos. Um dos locais mais acometidos por esse tipo de problema é um trecho, no centro da cidade, na Rua General Gurjão com a Travessa Lauro Sodré.

Só nesse local encontram-se quatro bares em funcionamento simultâneo de segunda a segunda, até o horário que o proprietário achar por bem fechar. Nos finais de semana os moradores perdem completamente a tranqüilidade com as disputas de som automotivo nos quatro estabelecimentos. O barulho é tão intenso que dentro das casas, as vezes, não se consegue ouvir o que a outra pessoa fala. Sem falar nas brigas e confusões que acontecem dentro dos bares que vão parar no meio da rua e nas portas das casas podendo até mesmo atingir um cidadão que passa na rua ou mora ali perto.

A mais ou menos umas duas semanas atrás, em um dos bares, um elemento com uma arma [revólver] em punho, saiu do bar, ameaçando um rapaz que aparentava estar totalmente embriagado e desarmado, forçando-o a entrar em um veículo que estava sob comando do homem armado e de outros dois sujeitos, que aparentemente não eram da cidade. Os moradores da rua saíram de suas casas para observar, pensando ate ser o homem armado um policial, mas depois de discutir durante alguns minutos com a arma apontada para o rapaz, resolveu deixá-lo e sair no carro com os compassas.

No último sábado [14] por volta das 18:30h, uns rapazes saíram discutindo de dentro de um dos bares, alguns com garrafas nas mãos até quiseram agredir um cidadão que passava na rua e não tinha nada a ver com a briga. Populares e clientes do bar conseguiram conter os brigões que, feridos, quase foram parar dentro de um quintal vizinho assustando a família da casa.

Agora nos perguntamos onde esta o policiamento da nossa cidade? Por que durante essas ocorrências nunca passaram na rua pra nem para ver o que estava acontecendo. Já estão nos negando o direito de viver em segurança dentro das nossas próprias casas?

Não somos contra os donos dos bares terem o seu negócio e venderem a sua mercadoria. Mas que isso seja feito com ordem, segurança e limites estabelecidos pelas autoridades e, principalmente, respeitando o direito das pessoas que moram perto desses locais. No trecho citado acima moram pessoas doentes, idosos, que ficam expostos a esse tipo de violência, barulho intenso e falta de ordem.

Cadê as autoridades policiais da cidade? Não acham que está na hora de tomarem as providências cabíveis? Cadê a prefeitura e o código de postura do município? Somos cidadãos pagadores de impostos e só queremos ser respeitados como tais. Por que do jeito que a coisa está por aquelas bandas, estão nos negando um dos princípios mais básicos da cidadania: o direito de viver em paz dentro dos nossos próprios lares.

Ou será que só vão tomar providências quando acontecer uma tragédia? Por que do jeito que está não demorar nadinha para isso acontecer.

Aqui fica o apelo de uma cidadã que reside próximo daquele local, filha de pais idosos que só quer que as autoridades façam valer nossos direitos. Só isso...

Nota: O pôster acima foi enviado [via email] por uma leitora do blog que não aguenta mais a situação narrada acima. Portanto, fica o apelo às autoridades, policiais, principalmente, que façam rondas frequentes no local mencionado na postagem afim de coibir os excessos e devolver o direito de morar bem dos cidadãos residentes naquele trecho.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.