A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Caravana Pro Paz Cidadania, uma parceria entre governo do estado e prefeitura de Santa Luzia, realizou mais de 2 mil atendimentos no município na semana passada

Da Agência Pará de Notícias

Uma multidão de pessoas esperava para ser atendida pela Caravana Pro Paz Cidadania em Santa Luzia do Pará, município às margens da BR-316, criado há menos de 25 anos. Mais de 2,4 mil pessoas foram atendidas pelas equipes do programa, que atendeu a população local nos dias 11 e 12 de julho.

Além de documentos como RG, certidão de nascimento, carteira social, Id Jovem e atendimento jurídico, que eram oferecidos gratuitamente à população, os servidores não mediram esforços para levar cidadania a quem mais precisa. Em Santa Luzia foram realizados atendimentos domiciliares a pessoas como Daniele Freitas de Souza, 31 anos, portadora de uma deficiência que a impossibilita de andar e ficar em pé por muito tempo, o que tornaria inviável sua ida até a Escola Florentina Damasceno para retirar o seu RG, que ela nunca teve.

Eu soube desta caravana e vi que seria uma oportunidade única da Daniele ter esse documento, mas não imaginava como eu poderia levá-la. Então fui até o colégio, expliquei a minha situação e prontamente quiseram vir até minha casa para tirar o documento dela. Fiquei muito feliz, quase não acreditei”, disse a tia de Daniele, Maria das Graças, de 67 anos.

A caravana também proporcionou que a jovem lavradora Lenisse Ribeiro, 18 anos, tivesse acesso ao primeiro RG. Com a pequena Bruna Letícia, de apenas seis meses, no colo, Lenisse deixou a roça por um dia para poder ter acesso ao seu direito. “Nunca tive nenhum documento além da minha certidão e achava que nunca teria. Nosso município precisava muito dessa atenção”, explicou.

Para Josiana Ribeiro, 36 anos, foi o dia de finalmente poder retificar sua certidão de nascimento e do seu filho, que estava errada há muito tempo. Com o atendimento jurídico ela pode fazer a alteração e já receber o encaminhamento para a nova documentação. “Uma letra do registro do meu filho estava errada e a data do meu nascimento, no meu registro, também está errada, e isso dificulta muito a nossa vida. Nada pode ser feito com esse documento e para retirar outro no cartório é muito caro, nunca tive condições. Hoje isso mudou”, disse feliz.


Para Rafaele Souza, 22 anos, a caravana trouxe a oportunidade de tirar a segunda via de sua carteira social, que antes estava sem o número do seu CPF. Mais do que essa simples alteração, o documento é motivo de orgulho e mudou a vida da jovem. “Depois que tirei minha carteira social eu me senti realmente identificada. Nos lugares que eu vou posso ser chamada pelo nome que eu escolhi. Me sinto bem mais respeitada”, comemorou a jovem transexual.

Já Augusto Ferreira, 15 anos, não conhecia o Id Jovem e, por acaso, soube da emissão durante a caravana, mas adorou poder ter mais esse benefício. “Nunca imaginei que eu pudesse um dia viajar de graça para algum lugar. Eu vou a Belém de vez em quando e não vejo a hora de poder ir ao cinema com meu documento novo”, argumentou.

Por Nathalia Petta

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.