A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Prefeito Edno Alves comemora um ano e meio de governo com as contas em dia e projetos de investimentos no município

Em pouco mais de um ano e meio, o prefeito Edno Alves começa a colher os frutos dos esforços do seu governo para arrumar a casa e colocar as contas em dias mesmo em tempos de crise que se arrasta há anos prejudicando os pequenos municípios a exemplo de Santa Luzia do Pará. Em uma rápida conversa com este blogger, no início desta semana, o chefe do executivo luziense comemorou os resultados: "Foram tempos difíceis, de muita austeridade para economizar o pouco dinheiro que a prefeitura tem disponível para manter a máquina funcionando e ainda investir no município, enfrentando o cerco da oposição e as críticas da população que com todo direito espera resultados imediatos, mas com muito esforço e união de todos os setores do governo conseguimos manter a máquina administrativa funcionando, cortamos gastos onde era possível, renegociamos as dívidas milionárias que herdamos e conseguimos, graças a Deus, organizar as finanças do município." Confessou Edno.

Segundo Edno, depois de algumas turbulências - naturais em qualquer administração que herda um município com muitos problemas, alguns crônicos que se arrastam há vários governos - é hora de esquecer o passado e planejar o futuro com o pagamento de todo o funcionalismo, sem nenhuma exceção, rigorosamente em dia; sem dever a nenhum fornecedor e com as dívidas mais caras [especialmente a do INSS] renegociadas e as parcelas sendo pagas religiosamente no final de cada mês. Outro débito milionário que a atual administração também herdou, foi com a concessionária de energia elétrica Celpa, mas esta também foi renegociada e está sendo paga garantiu o prefeito.

Diante do atual cenário vislumbrando um horizonte mais alentador, o prefeito foca no futuro e planeja os investimentos que tem que fazer na infraestrutura do município, a começar por pequenas obras que muitas vezes parecem invisíveis aos olhos da população e da opinião pública, mas que são de extrema necessidade como por exemplo as reformas de escolas, de estradas e pontes e a continuidade de mais de uma dezena de obras herdadas que em razão da falta de recursos ou problemas burocráticos com os convênios encontram-se paradas. Um exemplo disso é o Mercado Municipal, que depois de muitas idas e vindas o convênio com o governo do estado foi restabelecido e, inclusive, a prefeitura já quitou a última parcela da contrapartida, quase R$ 30 mil, e está apenas aguardando a liberação do restante dos recursos pra concluir a obra que se arrasta desde o segundo semestre de 2016.

Agora com a casa arrumada, as contas em dias e até uma pequena reserva em caixa, segundo o próprio prefeito Edno, é hora de arregaçar as mangas e ir a luta, trabalhar para tirar do papel os compromissos de campanha e investir em projetos que visem o desenvolvimento do município e o bem estar da população com a valorização dos servidores, investimentos em saúde, educação, segurança e infraestrutura, os segmentos mais sensíveis e tão caros à população.

"É hora de trabalhar. Deixar as picuinhas políticas para trás e pensar no povo. Pensar no município e trazer benefícios para a população", entusiasmou-se Edno. "E isto agora só está sendo possível por que conseguimos arrumar a casa e resolver os problemas mais sérios que estavam prejudicando o município. Tiramos Santa Luzia da inadimplência e estamos correndo atrás de parcerias e recursos com os nossos parceiros seja em Belém ou em Brasília. Com o nome do município limpo agora estamos aptos a receber recursos para investir em obras e projetos que vão beneficiar a população. Qualquer um pode ver no portal do TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] que estamos com todas as prestações de contas aprovadas e até recebemos uma homenagem do TCM por sermos um dos municípios paraenses mais transparentes, com quase 90% de atualização do Portal da Transparência, e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da LAI - Lei de Acesso à Informação." Completou o alcaide.

E finalizou Edno: "Já fomos contemplados com muitas coisas que antes o município não tinha, como os veículos para a saúde - uma picape e duas ambulâncias -, veículos para a Secretaria de Meio Ambiente e os veículos para a segurança que vão ser usados pela Guada Municipal que ainda vamos aprovar na Câmara. E ainda temos  'um monte' de emendas de deputados e também do ex-ministro Helder para receber que serão aplicadas em obras na cidade e no interior, como os 15 quilômetros de asfalto que se Deus quiser vamos colocar ainda esse ano. Tenho fé em Deus."

Portanto diante destas afirmações do prefeito, conclui-se que depois de muitos percalços novos tempos estão chegando e o beneficiado será o povo luziense. Isso reflete o compromisso do governo Edno Alves e sua determinação em fazer o melhor pelo município que como se sabe os problemas existem e sempre existirão independentemente de quem esteja sentado na cadeira de prefeito, mas com trabalho e boa vontade, aliados a competência, serão superados.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.