Candidatos ao Senado pelo Pará nas eleições 2018: veja a lista
Do portal de notícias G1-Pará
Benedita do Amaral - PSTU
A candidata do PSTU tem 64 anos e é professora da rede municipal há 28 anos. Ela é coordenadora distrital do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará - Sintepp. A professora também é aposentada da rede estadual de ensino, onde atuou por 38 anos. Benedita é uma mulher negra, que está no PSTU desde a fundação com a trajetória marcada pela luta contra a exploração e opressão dos trabalhadores em educação.
Cel. Osmar Nascimento - PDT
Nascido no estado de Goiás, veio para o Pará em 1976. Em 1983, iniciou a carreira militar no Exército Brasileiro, onde serviu por cinco anos. No ano de 1991, ingressou na Polícia Militar, onde cumpriu toda a carreira, alcançando o posto de coronel. Osmar Nascimento tem mais de 30 anos de serviço público, sendo os últimos cinco à frente da Secretaria de Saneamento de Ananindeua.
Elléri Bogo - PRP
Bogo tem 36 anos, é casado e pai de duas filhas. Empresário e contador, é especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Também é credenciado como instrutor pela ONU na área de empreendedorismo. Bogo é membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará. Também é Pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Belém.
Flexa Ribeiro - PSDB
Formou-se em Engenharia Civil pela UFPA. Foi professor universitário e, atualmente exerce mandado de senador pelo Pará desde 2004. Presidiu o Sindicato da Indústria da Construção do Pará e a Federação das Indústrias do Pará - Fiepa. Foi reeleito, em 2010, com mais de 1,8 milhão de votos. Flexa tem atuação em quase todas as Comissões Permanentes da casa legislativa, das 14 em funcionamento, o senador participa ativamente de 12.
Iromarto Lauriano Sobral Cardoso - PPL
Iromarto Lauriano Sobral Cardoso é conhecido como "Xaropinho do Povo". O candidato é jornalista, blogueiro e publicitário há 30 anos. Ele passou por diversos veículos de comunicação do estado do Pará. Cardoso é santareno, tem 51 anos e participa da sua primeira eleição, como candidato. É casado e pai de três filhos.
Jader Barbalho - MDB
Jader nasceu em Belém, no ano de 1944, e tem quatro filhos. Em 1963, começou a vida pública como vice-presidente Centro Cívico Honorato Filgueiras. Em 1967, começou a cursar Direito na UFPA sendo eleito vereador pelo MDB no mesmo ano. Exerceu dois mandatos como deputado federal e em 1982 foi eleito governador do estado do Pará com apenas 38 anos de idade. Depois de deixar o governo, foi nomeado ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário. Em 1988 assumiu o Ministério da Previdência e Assistência Social. Em 1990 voltou ao governo do estado e em 1995 foi eleito senador pela primeira vez, tendo atuado como líder da bancada do PMDB e eleito presidente do Congresso Nacional. Em 2002 é eleito deputado federal e reeleito em 2006. Atualmente cumpre mandato de senador, eleito em 2010.
Jarbas Vasconcelos - PV
Jarbas Vasconcelos do Carmo é natural da cidade de Monte Alegre, no oeste do Pará, formado em direito pela Universidade Federal do Pará. É advogado que vive, exclusivamente, da sua banca de advocacia. No escritório que lidera, mais de 90% dos casos defendidos são da área trabalhista. Atualmente, Jarbas é conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, e preside a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas da Advocacia. Foi eleito presidente da ordem, seção Pará, em 2010 e reeleito em 2012.
*Mário Couto - PP
Nascido em Salvaterra, na ilha do Marajó, em 1946, Mário Couto é formado em Administração pela Universidade Federal do Pará. É casado e tem sete filhos. Começou a carreira política como deputado estadual, em 1990, elegendo-se pelo PDS, onde permaneceu por três anos. Em 1993, rumou para o PMDB; e em 1997, para o PSDB, onde permaneceu até 2015. Cumpriu quatro mandatos na Assembléia Legislativa do Estado do Pará - Alepa, ininterruptamente. Em 2003, foi eleito chefe do Legislativo. Foi eleito senador em 2007, pela primeira vez. Em 2017, Mário Couto filiou-se ao Partido Progressista - PP.
Pastor Ibanês Taveira - PTC
Ibanês Taveira da Silva, 49 anos, é formado em Administração, Filosofia e Teologia. Nasceu em Tocantinópolis, no estado do Tocantins, mas mora em Canaã dos Carajás, no Pará, há 15 anos. Ibanês é pastor, presidente da Convenção Estadual da Assembleia de Deus e pela primeira vez vai concorrer a um cargo político.
Sidney Rosa - PSB
O deputado estadual Sidney Rosa (PSB) tem 62 anos e atualmente cumprindo o seu segundo mandato parlamentar consecutivo. Ele já foi prefeito de Paragominas por duas gestões (1997-2004) e tamém foi nomeado Secretário Especial de Estado, na pasta de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção. Também compõe, entre outras, as duas comissões do parlamento estadual: a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Fiscalização Financeira e Orçamentária CFFO), em que é o vice-presidente.
Ursúla Vidal - PSOL
Jornalista, cineasta e ativista política, Ursula Vidal nasceu em 1972. Ela vive e atua em Belém na área da comunicação desde 1987. Estreou como locutora de rádio aos 15 anos. Em mais de três décadas de carreira, trabalhou em diversos veículos de rádio e TV do Pará e do Rio de Janeiro. Entre 2014 e 2016, produziu e dirigiu o documentário "Catadores de Sonhos" sobre a luta dos trabalhadores do Lixão do Aurá em Ananindeua. Sua trajetória política iniciou em 2014 com a candidatura a Deputada Estadual. Em 2016, concorreu à prefeitura de Belém, recebendo quase 80 mil votos, ficando em quarto ligar na disputa.
Wladimir Costa - SD
Wladimir Afonso da Costa Rabelo, conhecido como Wlad, nasceu em 1964, em Belém, e exerce o quarto mandato como deputado federal pelo Pará. Em 2013, foi um dos fundadores do partido Solidariedade, do qual é vice-presidente nacional, responsável pela região norte e atual líder da bancada na Câmara Federal. Além de parlamentar, Wlad é cantor, compositor, radialista e apresentador de TV, além de empresário.
Zé Geraldo - PT
O agricultor José Geraldo Torres da Silva é natural de São Gabriel, no Espírito Santo, mas reside no Pará desde 1979, quando mudou-se definitivamente para o estado. Em 1994 foi eleito deputado estadual e atualmente exerce o terceiro mandato de deputado federal, eleito pela primeira vez para o cargo em de 2003. Militante histórico do PT, Zé Geraldo nunca foi de outro partido.
Zequinha Marinho - PSC
Zequinha Marinho nasceu em Araguacema, estado do Tocantins, em 1959, a época estado de Goiás. Casado e pai de três filhas, Zequinha é pedagogo pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, e Bacharel em Teologia pela Faculdade João Calvino, do Distrito Federal, técnico em contabilidade e pós-graduado em Administração Pública. Evangélico, pertence à convenção de Ministros e Igrejas Assembleia de Deus no estado do Pará. Iniciou a vida política em 1994 como deputado estadual, assumindo como suplente, e em 1998, conseguiu reeleger-se ao mesmo cargo assumindo como titular. Em 2002 elegeu-se deputado federal, reeleito em 2006 e 2010. Zequinha Marinho, atualmente, ocupa o cargo de vice-governador eleito em 2014.
*Mário Couto desistiu da candidatura nesta terça-feira, 07, alegando problemas com a coligação efetivada em convenção com o MDB no último sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário