A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Reajuste de 11,78% na tarifa de energia elétrica entra em vigor nos 144 municípios do Pará a partir desta terça-feira

A Agencia Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, autorizou a Rede Celpa a fazer reajustes nas tarifas de energia elétrica consumida pelos paraenses. Entra em vigor a partir desta terça-feira [07] o novo reajuste de 11,75% nos 144 municípios do Pará. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE/PA, este é o 20º reajuste na tarifa de energia elétrica dos paraenses autorizado pela ANEEL.

Segundo a pesquisa do Dieese, o primeiro reajuste aconteceu em 1999 em um total acumulado de 10,60%, em 2003 o reajuste chegou a 26,38% e 2014 teve um dos maiores registrados, 34,34%. Os estudos do Dieese mostram que os impactos no bolso dos consumidores paraenses com os sucessivos aumentos nas contas de energia elétrica desde a privatização da Celpa, são bem maiores do que somente os percentuais autorizados no aniversario das privatizadas ou das revisões tarifarias ocorridas.

Ainda de acordo com a pesquisa, esse novo aumento esta bem acima da inflação dos últimos 12 meses estimada em torno de 4,00%. Para os consumidores residenciais de baixa tensão o reajuste médio será de 11,78%, já os grandes consumidores de alta tensão/industriais de médio e grande porte, o reajuste autorizado foi em média de 11,40%.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.