A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Novos tempos
Sob o comando do técnico Messias Rebouças a Secretaria de Saúde passa por uma nova fase com prestações de serviços cada vez mais eficientes e a desburocratização do gerenciamento de recursos da pasta e do Hospital Municipal com a efetivação de novos convênios e a reativação de convênios antigos trazendo mais benefícios para a população. Um dos exemplos é a implantação do laboratório de próteses dentárias que de início irá atender mais de 300 pessoas já cadastradas no Programa Brasil Sorridente, que além das próteses disponibiliza vários procedimentos odontológicos e de saúde bucal para a população.

A todo vapor
Sob a coordenação do vereador Orley Soares, um soldado incansável, responsável pelas articulações em Santa Luzia do Pará, a campanha do ex-prefeito de Viseu, Cristiano Vale, à Câmara Federal promete ser uma das mais vitoriosas em solo luziense a depender das aquisições negociadas no varejo pelo parlamentar que está levando para o palanque dos Vale - Lúcio Vale, irmão de Cristiano, é candidato à vice na chapa de Helder Barbalho ao governo do estado e Anivaldo Vale, patriarca do clã, vai disputar o Senado - nomes de prestígio e expressividade da política local. A frente suprapartidária liderada por Orley é uma das mais heterogêneas, porém com alto potencial de coesão em torno das candidaturas de Cristiano bem como de Renato Ogawa, que concorre à reeleição para a Assembleia Legislativa, e Helder Barbalho para o governo.

Somando forças
Exímio articulador, Orley fechou compromisso com todos os setores da política luziense: desde a esquerda mais convicta à direita mais conservadora. Lideranças políticas e comunitárias, representantes do empresariado e do comércio, com enorme capilaridade eleitoral integram o bloco de apoio ao projeto capitaneado pelo MDB de Helder Barbalho e o PR dos irmãos Lúcio e Cristiano Vale.

Concorrência
Além de Cristiano Vale, uma profusão de postulantes a uma vaga na Câmara Federal irá disputar o voto dos luziense. Simone Morgado e pastor Josué Bengtson na busca pela reeleição, enquanto Cássio Andrade e Eduardo Costa, que pretendem trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara, estão no páreo na caça ao voto em Santa Luzia. Todos esses nomes são bastante conhecidos dos luzienses.

Potoca
Estão na pauta da reunião desta semana da CCJ - Comissão de Constituição e Justiça, da Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará], presidida pelo deputado Raimundo Santos, treze proposições, entre as quais o projeto de lei nº 110/2018, de iniciativa do governador Simão Jatene, que institui no âmbito da Seduc - Secretaria de Estado de Educação, o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado do Pará. Mais uma potoca do governo tucano que ao longo das últimas duas décadas comanda o estado do Pará com mão de ferro tratando o funcionalismo, especialmente a classe dos professores, com total desprezo e desrespeito suprimindo direitos e segregando a categoria.

Dança das cadeiras
O prefeito Edno Alves deu início a esta semana fazendo mudanças no primeiro escalão do seu governo. As mudanças foram pontuais, mas necessárias para dá uma nova dinâmica à administração. Tony Padilha, chefe de gabinete desde 1º de janeiro de 2017 trocou de cargo com o secretário de Planejamento e Projetos Estratégicos, Nonato Albuquerque, que já ocupou a Semed, e desde segunda-feira está à frente da chefia de gabinete. A permuta foi negociada de comum acordo com Tony e Nonato, garantiu ao blog uma fonte com trânsito em todos os setores do governo Edno.

Reviravolta
De última hora o senador Jader Barbalho - o morubixaba do MDB paraense - que sempre mostrou interesse em disputar a reeleição, desistiu da candidatura ao Senado para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Pegou todo mundo de surpresa, especialmente os apoiadores da candidatura de Helder ao governo do estado que até agora estão sem entender absolutamente nada. Para a vaga de Jader na chapa majoritária, o ex-deputado federal Anivaldo Vale, pai do candidato a vice de Helder, Lúcio Vale, registrou candidatura e vai pleitear uma vaga na câmara alta ao lado do outro filho, o ex-prefeito de Viseu, Cristiano Vale, que concorrerá a uma cadeira na Câmara.

Pesquisas
É muito provável que o eleitorado paraense tenha acesso a duas pesquisas de intenção de votos - uma da Doxa, para o jornal A Província do Pará, e outra do Ibope, para a TV Liberal - no próximo final de semana. Registradas no Tribunal Superior Eleitoral no último domingo, 12, ambas as sondagens estão sendo realizadas ao longo desta semana em todas as regiões do estado e devem retratar a preferência dos paraenses pelos candidatos ao governo do estado e ao Senado, pondo fim à indústria de boatos e fakes news disseminados ao gosto do freguês na seara das redes sociais, que independentemente de qualquer coisa com certeza será o principal termômetro da corrida eleitoral de 2018.

Terra de ninguém
E por falar em redes sociais, por lá a corrida eleitoral já começou faz bastante tempo e se transformou em front de batalha entre militantes e apoiadores dos dois principais candidatos ao governo do Pará, Helder Barbalho e Márcio Miranda. Os mais afoitos se digladiam em bolhas de discussões pra lá de acaloradas, fomentadas com acusações e teorias da conspiração para todos os gostos gerando um grande bate boca onde ninguém sabe afinal quem está com a razão.

Tudo certo
Passadas as convenções partidárias, o jogo político em Santa Luzia do Pará já começou com as principais peças postas no tabuleiro. O prefeito Edno Alves, eleitor, amigo e correligionário do candidato Helder Barbalho, vai pedir votos para as reeleições da deputada federal Simone Morgado e do deputado estadual Antônio Tonheiro. Também eleitor do ex-ministro Helder, o vereador Orley Soares - que desponta como uma das principais lideranças políticas do município nas eleições de outubro - amigo pessoal e afilhado político da Família Vale, já hipotecou apoio à candidatura do ex-prefeito de Viseu Cristiano Vale à Câmara Federal e vai apoiar a reeleição do deputado Renato Ogawa para a Assembleia Legislativa. Por fim, como previsto, o ex-prefeito Adamor Aires, principal articulador da candidatura do presidente da Alepa, Márcio Miranda, ao governo do estado na região, vai pedir votos para a reeleição da deputada estadual Cilene Couto e apoiar a empreitada do deputado Cássio Andrade que decidiu se aventurar por um assento na Câmara Federal.

Fechada com a militância
A vice-prefeita Lúcia Machado e a militância do PT de Santa Luza do Pará estão fechados - exceto alguns petistas de relevância, que declararam apoio à candidatura de Cristiano Vale - com as candidaturas de Paulo Rocha para o governo do estado, Zé Geraldo que disputa uma vaga no Senado e as reeleições de Beto Faro que busca um novo mandato na Câmara e Carlos Bordalo que vai tentar mais um mandato na Assembleia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.