A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Governo
Por conta das convenções partidárias, cujo prazo encerrou-se neste domingo, 05, os bastidores políticos paraenses foram pra lá de movimentados durante este final de semana que definiu 05 candidatos que irão disputar o governo do estado nas eleições de outubro. São eles: Cléber Rabelo [PSTU], Fernando Carneiro [Psol], Helder Barbalho [MDB], Márcio Miranda [Dem] e Paulo Rocha [PT].

Senado
Para o Senado Federal, do lado de Helder já anunciaram que vão disputar uma das duas vagas o atual senador e pai do candidato, Jader Barbalho [MDB], o ex-senador Mario Couto [PP] e o atual vice-governador Zequinha Marinho [PSC]. Pela coligação de Marcio Miranda estão o também atual senador Flexa Ribeiro [PSDB], o deputado estadual e ex-prefeito de Paragominas Sidney Rosa [PSB], o ex-presidente da OAB-PARÁ Jarbas Vasconcelos [PV], Coronel Osmar [PDT], delegado João Moraes [PSL], o deputado federal Wladimir Costa [SD], que declarou-se candidato ao Senado na semana passada, e o Pastor Ibanês [PTC]. Zé Geraldo será o candidato do PT e Úrsula Vidal a candidata do PSOL.

Polarização
Porém, mesmo diante de um leque considerável de opções a disposição do eleitorado paraense a polarização deverá ser acirrada entre os candidatos Helder Barbalho do MDB, principal nome da oposição ao atual governo, e Márcio Miranda o candidato oficial de Simão Jatene que não poupará esforços para tentar emplacar como seu sucessor o atual presidente da Assembleia Legislativa, que mesmo sendo um dos principais nomes da base governista tucana e está no quarto mandato de deputado ainda é um ilustre desconhecido da maioria dos eleitores paraenses.

Estadual
Para a Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará] em Santa Luzia do Pará, os nomes que serão apoiados pelas principais lideranças políticas do município já estão praticamente definidos. O prefeito Edno Alves há tempos declarou apoio ao deputado Antonio Tonheiro [PR], a vice-prefeita Lúcia Machado estará novamente com Carlos Bordalo [PT], o vereador Orley Soares já hipotecou apoio ao deputado Renato Ogawa [PR] e alguns dos seus pares deverão apoiar outros nomes já bastante conhecidos pelo eleitorado luziense. Por outro lado, o ex-prefeito Adamor Aires declarou apoio à reeleição da deputada Cilene Couto [PSDB] neste fim de semana nas redes sociais.

Federal
Para a Câmara Federal os nomes que serão apoiados em Santa Luzia do Pará também são bastante conhecidos dos eleitores. O prefeito Edno Alves vai com a deputada Simone Morgado [MDB], sua grande amiga e parceira política de todas as horas; a vice-prefeita Lúcia Machado deverá repetir o apoio de outras eleições ao deputado Beto Faro [PT] e o vereador Orley Soares apoiará a candidatura do ex-prefeito de Viseu, Cristiano Vale [PR]. Enquanto isso o ex-prefeito Adamor deverá pedir votos para Cássio Andrade [PSB], que depois de três mandatos consecutivos na Alepa vai se aventurar para uma vaga na Câmara.

Cabo eleitoral de peso I
Pela proximidade - de grande amizade e parceria política - com a família Vale, o vereador Orley Soares é um dos principais cabos eleitorais do candidato Helder Barbalho, que tem Lúcio Vale como companheiro de chapa, em Santa Luzia do Pará. Exímio articulador político e bom de "gogó", Orley trabalha diuturnamente para dá um votação expressiva aos candidatos que apoia em solo luziense. Com esse intento o parlamentar está montando uma grande estrutura a sua volta com nomes de peso e lideranças políticas do município que terá capilaridade e musculatura com reflexo positivo nas urnas nas eleições de outubro.

Cabo eleitoral de peso II
Agregador e profundo conhecedor das artimanhas da política partidária, que ninguém se engane com o potencial do vereador Orley Soares. Para tanto vale lembrar de 2014 quando o parlamentar foi candidato a uma vaga na Alepa com o único objetivo de dá palanque para o grupo de Helder Barbalho em Santa Luzia do Pará e surpreendeu com a votação expressiva que recebeu dos seus conterrâneos, mais de 1.300 votos enquanto a maioria dos seus desafetos faziam chacota dizendo que ele não teria mais do que 200 votos. Outro detalhe, é a votação que o reconduziu à Câmara Municipal como o sexto vereador mais votado do pleito de 2016 com 546 votos.

Prévia para 2020
Engana-se quem pensa que a eleição de outubro tem pouco a ver com o quadro político luziense. Na verdade as eleições gerais são uma prévia da eleição municipal apontando um norte de como será o cenário daqui a dois anos. A vitória de Helder Barbalho e Lúcio Vale fortalece e muito o prefeito Edno Alves e o vereador Orley Soares, os dois principais fiadores do consórcio MDB-PR em Santa Luzia do Pará, com perspectivas de grandes parcerias em prol do município que poderão influenciar o tabuleiro político da Bela Morena com reflexos em 2020. Na verdade, essa possibilidade, muito provável, diga-se de passagem, já terá reflexos na mexida das peças do tabuleiro político luziense tão logo seja confirmada nas urnas, aguardem...

Indefinição
A grande incógnita desse pleito em Santa Luzia do Pará é a família Lucena, sob o comando do empresário Edinaldo Lucena e seu irmão, o vereador Galo Cego que ainda não declaram apoio formal a nenhum candidato à Alepa ou para a Câmara. A única certeza é que a família vai apoiar e pedir votos para Helder Barbalho para o governo do estado.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.