A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Equipe técnica da Ufpa visita Santa Luzia do Pará que pleiteia o curso de Ciências Naturais para 2019

Uma equipe técnica do Campus Universitário de Bragança - Ufpa [Universidade Federal do Pará], chefiada pelo professor Dr. Naldo Blandtt, diretor da Faculdade de Educação, esteve em Santa Luzia do Pará nesta quinta-feira, 02, para uma reunião com o prefeito Edno Alves, equipe de governo e convidados na qual foi discutida a implantação do curso de Ciências Naturais já a partir de 2019.

Integrada pelos professores Dr. Dionísio Sampaio, diretor da Faculdade de Ciências Naturais; Dr. Péricles Sena Rêgo, vice-diretor da Faculdade de Educação, e a Drª. Moirah Menezes, diretora do Iecos - Instituto de Estudos Costeiros, a equipe técnica reuniu com o prefeito para discutir a parceria entre a universidade e a prefeitura, além de visitar espaços como salas de aula, bibliotecas, laboratórios de informática e de Ciências, este último a ser implantado como contrapartida do município na parceria, e a escola de agroecologia Ecrama - Escola de Formação Para Jovens Agricultores, localizada na região da Montenegro.

O curso de Ciências Naturais vem somar ao curso de Licenciatura Plena de Pedagogia que já funciona em Santa Luzia, em regime intensivo, desde o início de julho proporcionando um leque de opções aos estudantes luzienses e municípios vinhos que têm Santa Luzia do Pará como polo. O curso de Ciências Naturais também deverá ser ofertado em regime intensivo distribuído em m 09 blocos ao longo de quatro anos e meio e tem como objetivo habilitar o profissional para atuar no ensino de Ciências, Química e Física nas séries do Ensino Fundamental, até o nono ano.

Os técnicos ficaram satisfeitos com a estrutura - nas escolas João Gomes, Florentina Damasceno e Ecrama, além do Hospital Municipal - oferecida pelo município e o apoio disponibilizado pela prefeitura para viabilizar o funcionamento do curso, e irão levar estas informações através de um relatório até a reitoria da Universidade Federal do Pará que tem a prerrogativa de deliberar sobre a oferta de cursos dentro do programa de interiorização da instituição.

O prefeito Edno Alves, a secretária de Educação Fabiana Lacerda e a coordenadora do Núcleo Universitário de Santa Luzia do Pará, Juliana Patrizia, colocaram-se a disposição da Ufpa no que for necessário para implantação do novo curso em Santa Luzia beneficiando as centenas de alunos da cidade, de municípios vizinhos e até do estado do Maranhão que prestam vestibular todos os anos. Um dos fatores que contou ponto a favor do município foi a acessibilidade através da BR 316 o que torna Santa Luzia do Pará um polo para várias cidades vizinhas.


Fotos: Marcelo Matheus


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.