A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Eleições 2018 - quem são os 13 candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro?

Após o encerramento neste domingo [05] do prazo para convenções, 14 partidos aprovaram candidatos para a disputa da Presidência da República. Mas esse número deve cair para 13 porque o PC do B decidiu ingressar na coligação encabeçada pelo PT e não deverá registrar a candidatura da deputada Manuela D'Ávila – o prazo para registro dos candidatos na Justiça Eleitoral vai até o próximo dia 15.

Embora a chapa a ser registrada pelo PT reúna o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad a vice-presidente, o acordo com o PCdoB prevê que a deputada estadual pelo Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila futuramente ocupe a vaga de vice.

Lula está preso desde abril em Curitiba, condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro – o que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, o torna inelegível, o que o PT e Lula contestam. A questão precisa ser decidida pelo TSE e só deve ser julgada depois do registro oficial, que ocorre até o dia 15.

Até a última atualização desta reportagem, dos 35 partidos atualmente existentes, somente o Partido da Mulher Brasileira [PMB] não havia divulgado qual candidato irá apoiar.

Com a formação de coligações, partidos que decidem não lançar candidato se unem àqueles que optam por ter candidatura própria. Dessa forma, agregam tempo de TV e dinheiro do fundo eleitoral durante a campanha presidencial.

Veja como ficaram as coligações dos candidatos à Presidência da República:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.