A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Aldeias Tembé realizam ritual de passagem de crianças para a vida adulta em Santa Luzia do Pará

O prefeito Edno Alves e comitiva - integrada pela primeira-dama e secretária de Educação, Fabiana Lacerda; do secretário de Planejamento e Projetos Estratégicos, Tony Padilha; do vereador Marcos do Broca e demais integrantes do governo e autoridades - convidados de honra das lideranças indígenas da etnia Tembé-Tenetehara que habitam a reserva Alto Rio Guamá, no município de Santa Luzia do Pará, participaram no último domingo, 30 de setembro, da Festa do Moqueado, tradição indígena de maior importância para os povos da floresta.



A aldeia Tembé-Tenetehara é o cenário de um dos rituais mais importantes para esta etnia: a "Wyra’whaw", conhecida também como "Festa do Moqueado" ou "Festa da Moça". O momento marca a passagem das meninas e meninos para a fase adulta e acontece pelo menos uma vez por ano sem uma data fixa.

Cerca de 18 grupos familiares da tribo, que vivem na Terra Indígena do Alto Rio Guamá, participaram do ritual que é a última etapa das cerimônias da vida para o povo Tembé, etnia herdeira da tradição e língua tupinambá.

Participam da festa as meninas que já tiveram sua primeira menstruação e meninos que apresentam sinais da puberdade, como mudanças na voz. Durante a cerimônia, todos são enfeitados, mas são elas que recebem uma atenção especial com adereços de penas coloridas e pinturas corporais feitas a base de uma tinta natural, produzida a partir do jenipapo, fruta abundante nas terras tembés. O cacique do povo Tembé e ex-vereador de Santa Luzia do Pará, Naldo Tembé, foi o grande anfitrião e quem conduziu os principais rituais da festa que possuem diversas etapas, inciando ao som dos chocalhos e cânticos entoados por todos os presente sempre na língua nativa.



Durante o ritual, os Tembés dançam em círculos com passos cada vez mais ritmados com os guerreiros caciques posicionados no centro de uma grande roda. A festa costuma durar vários dias e até semanas com os participantes seguindo os rituais ensinados pelo pajé fazendo intervalos apenas para comer e descansar, de modo que os pés chegam a inchar e receber faixas devido ao esforço físico.

Pessoas de fora da aldeia podem ser convidadas para presenciar a cerimônia - como aconteceu no último domingo com o prefeito Edno Alves e sua comitiva - que são convidados para tomar uma bebida a base de água e farinha de mandioca.

Os Tembé-Tenetehara, desde a gravidez, até o momento do casamento dos jovens, realizam uma série de festas que compõem um grande ritual de vida, formado pela Festa das Crianças, Festa do Mingau, Festa da Moça e pela Wyra‘whaw, a Festa do Moqueado.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.