A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Três luzienses concorrem à 1ª suplência nas eleições deste domingo e Santa Luzia do Pará poderá ter um senador na próxima legislatura no Congresso Nacional

Três luzienses estão no páreo nas eleições gerais do próximo domingo, 07, concorrendo à 1ª suplência de senador, cargo majoritário que representa uma espécie de vice. Por lei, cada candidato a senador tem direito de indicar dois suplentes que não recebem voto e contam apenas com uma pequena exposição na urna eletrônica. Em caso de renúncia ou morte do titular, o primeiro suplente assume a vaga e a substituição também ocorre em caso de licença do titular superior a 120 dias até que ele retorne ao posto.

Na prática, o primeiro suplente pode assumir o mandato por até 08 anos em caso de morte, renúncia ou cassação do titular eleito, tornando-se senador com todos os direitos e prerrogativas que o mandato lhe concede tudo de acordo com a Constituição Federal.

Portanto, dentro dessas condições Santa Luzia do Pará tem grandes chances de ter um filho natural da cidade no Congresso Nacional ocupando o cargo de senador. São eles:

1- Edinaldo Lucena
O empresário e pecuarista Edinaldo Lucena, graças as suas ótimas relações no meio empresarial e político nacional - onde circula com desenvoltura, tem muitas amizades e contatos importantes - é o que tem chances reais de ser alçado ao Senado por que concorre como 1º suplente do atual senador Vecentinho, do estado do Tocantins, candidato à reeleição e líder absoluto nas pesquisas, segundo o Ibope, com 34% de intenções de votos.



2- Lúcia Machado
A vice-prefeita de Santa Luzia do Pará, Lúcia Machado, um dos quadros históricos do PT no município e no estado onde milita desde os anos 1980 é a 1ª suplente do candidato Zé Geraldo, atualmente deputado federal que concorre ao Senado, pela legenda. De acordo com as últimas pesquisas de intenções de votos do Ibope Zé Geraldo tem poucas chances de êxito nas urnas já que aparece em quarta colocação com apenas 13%, empatado com o ex-senador Mário Couto. Jader Barbalho é líder isolado com 37% seguido de Flexa Ribeiro com 16% de intenções de votos.



3- Naldo Tembé
O ex-vereador de Santa Luzia do Pará e liderança indígena da etnia Tembé da reserva Alto Rio Guamá, Naldo Tembé, filado ao PSB, concorre à 1ª suplência na chapa do candidato Prado Sá, segunda opção de voto para o Senado pela legenda liderada pelos deputados Cássio Andrade e Sidney Rosa, candidatos a Câmara e ao Senado, respectivamente. Porém, as chances de Naldo Tembé chegar ao Senado são remotas já que o titular da candidatura, Prado Sá, não pontuou em nenhuma pesquisa de intenções de votos segundo o Ibope e aparece com 0%.



Fonte: Site do TSE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.