A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Graças aos esforços do prefeito Edno Alves a implantação da UFPA em Santa Luzia do Pará torna-se realidade e ganha mais um curso a partir de 2019

A implantação de um núcleo universitário em Santa Luzia do Pará sempre foi um sonho antigo de estudantes e professores que começou a tornar-se realidade a partir deste ano de 2018 com o funcionamento do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Vale destacar que este era um compromisso de campanha do prefeito Edno Alves, que tão logo assumiu o comando do município tratou de colocar em prática com a colaboração da professora Juliana Patrizia e do professor-doutor Naldo Blanddt.

As tratativas tiveram início ainda em 2017 com a elaboração do projeto que foi apresentado à Ufpa - Universidade Federal do Pará, com apoio total do prefeito Edno que desde então colocou-se à disposição da instituição para o que fosse necessário e deu apoio incondicional à equipe técnica, liderada pela professora Juliana Patrizia, na condução do processo. Foram meses de expectativa e superação de entraves burocráticos para que o objetivo finalmente fosse alcançado. Sempre perseverante e determinado o prefeito Edno não mediu esforços e correu atrás daquilo que talvez seja a maior realização do seu governo para o município de Santa Luzia do Pará.

Em junho ano passado, após apenas seis meses de governo o prefeito Edno recebeu a notícia de que o projeto havia sido aprovado pela Ufpa e que Santa Luzia do Pará, finalmente seria contemplada com a implantação do tão esperado núcleo universitário, beneficiando centenas de estudantes do município e de outras regiões do estado representando um grande marco na história da educação luziense.

Porém, mesmo com o sucesso da sua empreitada o prefeito Edno Alves não ficou satisfeito por que queria muito mais. Sempre auxiliado pela professora Juliana Patrizia, atualmente diretora do Núcleo Universitário de Santa Luzia do Pará, e da secretária de educação Fabiana Lacerda, Edno bateu novamente à porta do Campus Universitário de Bragança em busca de mais cursos para ampliar o leque de opções para os estudantes do seu município. Desta vez as negociações foram concentradas com a Facin - Faculdade de Ciências Naturais, e o Iecos - Instituto de Estudos Costeiros, mantenedores do curso de Ciências Naturais, a nova opção para os estudantes luzienses, especialmente pela carência de profissionais dessa área no município.

Por se tratar de um curso bastante técnico e de nível elevado que demanda uma série de exigências para o seu funcionamento, o prefeito Edno por diversas vezes reuniu-se com o professor Dr. Dionísio Sampaio, diretor da Facin, e a professora Drª. Moirah Menezes, diretora do Iecos, inicialmente em Bragança e depois em Santa Luzia do Pará durante as visitas técnicas para tratar do processo de implantação do curso.

Novamente, mesmo com todas as garantias de parceria da prefeitura com a universidade, principal exigência para o funcionamento de mais um curso no município, foram meses de espera até que finalmente na última segunda-feira o prefeito Edno pode comemorar o sucesso da sua empreitada com o anúncio da implantação do curso de Licenciatura em Ciências Naturais já a partir do segundo semestre do ano que vem.

A população de Santa Luzia do Pará pode sentir-se privilegiada, por que o município em tão pouco tempo conseguiu o que muitas cidades vêm tentando sem sucesso a anos. Porém, como o então coordenador do campus de Bragança a época fez questão de destacar, Santa Luzia só conseguiu êxito nessa luta graças ao grande empenho e aos esforços do prefeito Edno que sempre se colocou à disposição dando totais condições para o funcionamento da Ufpa no município.

Fica aqui, portanto, o registro até por questão de justiça do reconhecimento da luta do prefeito Edno Alves em busca da realização de um sonho de tantos anos que finalmente tornou-se realidade.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.