A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo - eleições


Votação esmagadora
Com as urnas fechadas neste domingo, 07, confirmaram-se todos os prognósticos relativos à disputa pelo governo do Pará. Helder Barbalho [MDB], líder absoluto em todas as pesquisas de intenção de voto, poderia liquidar a fatura ontem mesmo, mas a decisão ficou para o segundo turno por uma pequena margem de menos de 3% com o candidato do MDB fortalecido pela votação consagradora que recebeu abrindo vantagem de mais de 670 mil votos para o segundo colocado, Márcio Miranda [Dem], que entrou na disputa por obra e graça do governador Simão Jatene, turbinado pela poderosíssima máquina administrativa estadual. Isso sem contar com a "forcinha" a toque de caixa da Assembleia Legislativa, que Márcio Miranda comanda a seis longos anos.

Contra a correnteza
Mesmo lutando contra o "poder de fogo" dos impérios do governo do estado e da Alepa, além da "força oculta" de centenas de prefeituras e lideranças cooptadas pelo governador que mais uma vez quer impor sua vontade de senhor feudal aos paraenses, Helder Barbalho vem bastante fortalecido para a disputa do segundo turno e mostrou força ao eleger os dois senadores da sua coligação: o próprio pai Jader Barbalho que vai cumprir mais um mandato, e Zequinha Marinho, atual vice de Jatene. E mais, Jader e Zequinha tiveram uma eleição tranquila, com seus adversários bem distantes no retrovisor.

Reflexo
O bom desempenho de Helder Barbalho nas urnas também teve reflexo na Assembleia Legislativa e na bancada paraense na Câmara Federal. O MDB conquistou o maior número de cadeiras na Alepa, seis do total, e dois assentos na Câmara: a própria mãe Elcione e o primo Priante que se reelegeram para mais quatro anos.

Liderança
Em Santa Luzia do Pará, a eleição de ontem serviu como parâmetro na medida de forças das principais lideranças do município. O prefeito Edno Alves, mesmo com o pouco tempo disponível para fazer campanha saiu-se muito bem nas urnas com seus candidatos. Simone Morgado, para a Câmara Federal, e Antonio Tonheiro, Alepa, receberam votações expressivas em solo luziense, além de Helder Barbalho, candidato do prefeito para o governo do estado, que venceu seu principal oponente, com uma larga diferença de votos.

Bom desempenho
O vereador Orley Soares, o ex-vereador Neguinho Coco e o empreendedor social Fernando Cunha também tiveram bom desempenho nas urnas em Santa Luzia, hipotecando apoio a candidatos que foram bem votados no município. Orley deu mais de 1.500 votos para o ex-prefeito de Viseu, Cristiano Vale, eleito o segundo deputado federal mais votado do estado. Fernando Cunha que desde o ano passado vem prestando serviços de cunho social à comunidades carentes do município com apoio do seu padrinho político, o deputado estadual Dr. Wanderlan, deu-lhe mais de 500 votos na eleição de ontem e o ex-vereador Neguinho colocou uma candidata desconhecida e estreante na política, Michele Begot, entre os mais votadas no município apenas com o seu prestígio.

Time
Dentro desse espectro de apoios no município, a vice-prefeita Lúcia Machado - maior expressão do PT luziense - também soube mobilizar e comandar o seu exército que marchou unido e fez dos candidatos da legenda ao Senado e à presidência da República os campeões de votos em Santa Luzia com mais de 4 mil e 7 mil votos, respectivamente. O bom desempenho também se repetiu entre os candidatos à Alepa, Carlos Bordalo, e à Câmara, Beto Faro.

Fôlego
Por outro lado o ex-prefeito Adamor Aires mostrou que ainda tem fôlego e conta com a fidelidade quase canina do seu eleitorado ao fazer dos seus candidatos tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal os mais votados do município. O ex-alcaide usou o pleito para marcar território e dar um recado dizendo que está vivo no jogo político...

Vermelhos
O estado do Pará e o município de Santa Luzia do Pará confirmaram nesta eleição aquilo que já se sabe há bastante tempo. Ambos são feudos do petismo. O Pará que desde os anos 80, quando Lula ainda era apenas uma promessa distante no cenário político nacional, e Santa Luzia que deu ao PT dois mandatos consecutivos no executivo municipal e nunca ficou sem um representante da legenda na Câmara Municipal, sempre despejaram uma montanha de votos no principal partido de viés ideológico de esquerda do país e ontem consagraram o candidato do partido ao Palácio do Planalto, Fernando Haddad, com uma votação mais do que expressiva. Haddad teve no estado Pará 41,39% dos votos e 61,50% em Santa Luzia.

O fim de uma era
O folclórico deputado Wladmir Costa, campeão de votos para a Câmara Federal no fim da década de 90 e início dos anos 2000, despediu-se da política pela porta dos fundos. Protagonista de episódios pitorescos durante a sua atuação em momentos importantes do exercício do mandato em Brasília, o parlamentar candidatou-se para o Senado e indicou o filho para a Câmara. Não deu certo por que foi impugnado pela justiça e eleitoral e acabou fora da disputa, e o filho não logrou êxito nas urnas para substituí-lo no parlamento federal.

Mais um clássico
O Fla-Flu entre Tonheiro e Belo em Capitão Poço protagonizou mais um lance emocionante nas eleições deste domingo. Arqui-inimigas, as duas famílias que se digladiam pelo poder no município, travam desde 2014 uma batalha fratricida ao melhor estilo do "salve-se quem puder" ou "quem for fraco que se quebre". Candidatos a uma uma vaga na Assembleia Legislativa Antonio Tonheiro e Diana Belo disputaram palmo a palmo o eleitorado pocense. Tonheiro garantiu a reeleição logo no início da apuração dos votos, mas Daiana viveu momentos de extrema agonia até conseguir se eleger para uma das últimas cadeiras do parlamento estadual aos 45 minutos do segundo tempo no finalzinho da apuração. Agora o próximo lance da disputa promete mais um capítulo recheado de emoções em 2020 quando Tonheiro e Belo vão disputar a prefeitura de Capitão Poço.

Protagonismo da Terra da Laranja
A propósito, Capitão Poço reafirma mais uma vez o seu protagonismo político no cenário estadual ao eleger novamente dois representantes para a Alepa - Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Desde os anos 1970 com deputada Maria de Nazaré - a folclórica "Baiana" - e na década de 80 com saudoso Zé Rufino, uma espécie de pai de todos os políticos do município, que Capitão Poço sempre conta com representantes no parlamento estadual.

Vale muito
A família Vale - terceira maior força da política paraense, no comando do PR - fez barba, cabelo e bigode nos dois municípios que comanda na Pará-Maranhão, Cachoeira do Piriá e Viseu, nesta eleição. Em Cachoeira, os candidatos apoiados pelo prefeito Leonardo Vale, para a Alepa, Antonio Tonheiro, e para a câmara, Cristiano Vale, foram os campeões de votos no município com 25,36% e 45,36%, respectivamente. Em Viseu, sob o comando do aliado Isaías Neto, o estadual Renato Ogawa teve 32,95% dos votos e Cristiano 56,08%.

Vingança é um prato que se come frio
Desprezado pelo arrogante Simão Jatene e seu staf de governo ao longo dos últimos quatro anos o vice-governador Zequinha Marinho [PSC] aguentou tudo caladinho e deixou para dá o troco na hora certa. Sem espaço e estrutura dentro do governo, Zequinha pulou do barco tucano no início do ano e tratou logo de costurar um acordo que lhe garantisse o futuro político e encontrou abrigo sob o guarda-chuva da família Barbalho. Foi acolhido e recebeu a garantia de que seria um dos candidatos ao Senado na chapa de Helder. Ontem, Zequinha Marinho, tão maltratado por Jatene e sua turma mostrou o seu valor e por que é uma das grandes forças políticas do estado e principal porta-voz do segmento evangélico no estado. Zequinha elegeu-se tranquilamente senador com, uma pequena diferença, pouco menos de 8 mil votos, para o veterano Jader Barbalho que ficou em primeiro lugar.

Faltou só um "tiquinho"
A propósito, a mulher de Zequinha Marinho, a deputada federal Júlia Marinho, por pouco não renovou o passaporte para a Câmara Federal por mais quatro anos. No finalzinho do jogo eleitoral, após mais de 99% dos votos apurados, perdeu a vaga para o deputado estadual capanemense Eduardo Costa, do PTB, por míseros 12 votos.

Filho de peixe...
Depois de 20 anos Capanema volta a ter um representante na Câmara Federal. Eduardo Costa foi eleito deputado federal após quatro mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa. Eduardo, aliás, repete os passos do pai, o saudoso Dr. Jorge Costa que foi o último capanemense eleito para a câmara em 1998.

Trio parada dura
Barbalho, Vale e Marinho sem sombra de dúvidas são os grandes sobrenomes desta eleição e com certeza as três grandes forças políticas que sairão mais fortalecidas e unidas do pleito de 2018. Anotem...

Apertem os cintos
Para finalizar, apenas uma aviso aos navegantes de plantão: "a corrida para as eleições municipais começou ontem tão logo foram fechadas as urnas e 2020 já é bem ali."

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.