A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Pará pode ganhar mais 07 novos municípios

A Alepa - Assembleia Legislativa do Pará, aprovou nesta terça-feira [10], em turno único e por unanimidade, sete projetos de decretos legislativos para a realização de plebiscitos em cidades do Pará.

A realização do plebiscito é uma das etapas para que os distritos se tornem municípios.

Sete distritos pedem emancipação político-administrativa. Eles estão ligados a cinco cidades, conforme abaixo:
  • Paraguatins - Marabá
  • Vitória da Conquista - Novo Repartimento
  • Fernandes Belo - Viseu
  • Ladeira Vermelha - São Félix do Xingu
  • Rio Preto do Carajás - Marabá
  • Taboca - São Félix do Xingu
  • Lago Grande do Curuaí - Santarém
Após a aprovação, as propostas seguem para o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que terá duas sessões para julgar as matérias. Em caso positivo, os plebiscitos podem ser realizados em outubro desse ano durante as eleições gerais.

Segundo maior estado do país

O Pará é o segundo maior estado brasileiro, com 1.245.870,700 km² e tem 144 cidades. Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população em 2021 era de 8.777.124 de habitantes, com densidade demográfica de seis habitantes por km².

Para a deputada Heloísa Guimarães, presidente da CDAEAM - Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais, que propôs a audiência, a ideia é que "o desenvolvimento chegue mais rápido" a essas localidades após a emancipação.

"O estado do Pará é um país, seu território é extenso e ainda não consegue chegar com os serviços necessários em áreas que a população se encontra. O Pará é totalmente ocupado, daí a razão da criação de mais municípios para que o desenvolvimento chegue mais rápido", disse a parlamentar durante a audiência.

Atualmente, a Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais da Alepa está com "60 processos para a criação de novos municípios, sendo 12 com estudo de viabilidade municipal e parecer favorável para criação de município", segundo a Alepa.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.