A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Apoio da prefeitura fortalece a Agricultura Familiar durante o plantio do feijão em Santa Luzia do Pará

Em Santa Luzia do Pará, os pequenos produtores rurais contam com um grande aliado para o aumento da produção: o governo municipal, administração do prefeito Adamor Aires.

O suporte técnico e o maquinário são disponibilizados pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e possibilita a realização de atividades como preparo de solo para o plantio e distribuição de sementes e adubos. Um investimento que fomenta a produção e gera renda aos agricultores familiares do município.

A parceria com os produtores rurais na mecanização agrícola tem proporcionado melhores condições de trabalho e uma produção ainda maior no município.

“Estamos em trabalho constante para proporcionar melhores oportunidades aos produtores e, a partir desta iniciativa, eles estão tendo maiores vantagens com a utilização da nossa patrulha mecanizada. Estamos aqui para fomentar no quer for possível. O preparo do solo é essencial para garantir o maior rendimento agrícola”, disse o secretário de Agricultura, Frankson Dias.

Desde o ano passado, a classe passou a ser valorizada com ações, programas e projetos voltados ao desenvolvimento rural e no âmbito da agricultura familiar. O município passou a auxiliar o agricultor com assistência técnica e mecanização para o preparo do solo da área a ser plantada na safra do feijão que tem início no mês de maio.

Um dado relevante é que em apenas um ano de governo, a estimativa é de que mais de 100 hectares de áreas já foram preparadas, beneficiando muitas famílias nas regiões do Broca, Pau de Remo e Caeté.

Em 2021, produtores de todas as regiões citadas foram atendidos e a intenção do governo é atender o maior número de agricultores possível, em todo o município, até o fim do plantio do feijão.

O vereador Zeca do Bento, morador da comunidade do Muruteua e um dos principais interlocutores entre agricultores familiares e o governo municipal, acompanha de perto o trabalho da Secretaria de Agricultura nas comunidades. Zeca que também é produtor rural, ressalta que o apoio do município está sendo fundamental para o aumento da produção com qualidade e a geração de emprego e renda no campo.

O apoio do poder público está sendo essencial para o aumento da produção e a geração de renda para os produtores rurais. Através do apoio técnico para o preparo do solo e o plantio, que colaboram diretamente para a produtividade, a produção de feijão do município cresceu consideravelmente desde o ano passado. Esse acompanhamento faz com que a produção seja ótima e os produtores ficam gratos pela parceria, até porque nunca haviam recebido esse tipo de serviço ofertado pela prefeitura”, destaca.

O mesmo sentimento de gratidão foi externado pelo produtor Erisvaldo. Nesta segunda-feira [16] uma equipe técnica do município, acompanhada do vereador Zeca do Bento, realizou o preparo da terra na sua propriedade. Com isso, a expectativa de colheita da produção de feijão do agricultor promete ser dobrada, gerando mais renda.

Só tenho a agradecer pela parceria com o prefeito Adamor. Com esse trator a realidade da minha plantação vai mudar. Vou passar a produzir mais e aumentar a minha renda”, comemorou.

Erisvaldo conta ainda que o sucesso da sua produção de feijão se deve, além de muito trabalho, à parceria com o governo. "É muito importante esse tipo de assistência que o município presta aos produtores. Na minha propriedade estou recebendo a equipe da prefeitura para fazer o preparo da terra com a mecanização e a assistência técnica, e já tenho a garantia do escoamento da produção que vou colher dentro de pouco tempo”.

Já o secretário de Agricultura, Frankson Dias, destaca que esse tipo de política pública vai ao encontro das recomendações do chefe do executivo municipal que cobra a valorização dos pequenos produtores rurais.

"O nosso prefeito Adamor Aires entende a importância de fomentar a agricultura nas comunidades, de forma a gerar emprego e distribuição de renda para as famílias, fortalecendo assim a economia local. Em razão disso, seguiremos investindo em políticas públicas voltadas para a classe, tendo em vista que a metade da alimentação que chega à mesa da população é proveniente da agricultura familiar", disse Frankson.


Como solicitar o serviço de mecanização agrícola?

O produtor interessado deve comparecer pessoalmente na Secretaria de Agricultura no expediente de 8h às 14h. Na ocasião, terá a oportunidade de solicitar os serviços de patrulha mecanizada e após o cadastro uma equipe técnica realizará uma vistoria à propriedade para identificar a melhor viabilidade para o atendimento. Na sequência, além do maquinário disponibilizado, também é oferecido suporte técnico orientando sobre preparo e correção do solo, plantio e implementos mais adequados para o trabalho.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.