A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Prefeitura de Capanema instala locomotiva histórica da Estrada de Ferro Belém-Bragança no centro da cidade

Na manhã desta quarta-feira, 04, a prefeitura de Capanema instalou uma antiga locomotiva que fez parte da histórica da Estrada de Ferro Belém-Bragança - a primeira ferrovia construída na Amazônia que funcionou de 1908 até o final dos anos 1950 com 222 quilômetros de extensão, ligando a estação de São Braz, em Belém, até o centro da cidade de Bragança, onde atualmente funciona o Terminal Rodoviário, passando pela estação 26, no centro de Capanema onde agora está instalada a locomotiva doada pela Cibrasa ao município.

A peça está localizada no canteiro central da avenida Barão de Capanema, no exaro local onde funcionou a estação de Capanema, entre a rua Barão do Rio Branco e a Travessa Cezar Pinheiro.

Essa composição e a outra existente em frente a Cibrasa, puxava os vagões com cimento produzido em Capanema pelo ramal que ligava a fábrica e a linha ferroviária Belém/Bragança, para serem anexados aos trens de cargas com destino a capital e outros municípios atendidos pela ferrovia. Portanto, essa unidade ferroviária faz parte da história, especialmente de Capanema, porque contribuiu muito no escoamento da produção de cimento da Cibrasa no século XX.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.